Monday, February 20, 2006

Pós - impressionismo

Surge em França em 1880 como uma ruptura com o impressionismo.

Tem origem nas ideias de alguns pintores vanguardistas, como os franceses Henri de Toulouse-Lautrec (1864 -1901), Paul Cézanne (1839-1906), Paul Gauguin (1848-1903) e o holandês Vicent Van Gogh (1853-1890), que reagiram contra algumas características do Impressionismo e do Neo-Impressionismo, pois sentiam-se insatisfeitos com esse tipo de pintura e desejavam que a arte fosse mais substancial, não somente dedicada a captar o momento.


Gauguin, Van Gogh e Lautrec transmitiram a expressão das suas emoções e sensações através de cor e luz.


Van Gogh: aplica as cores com textura espessa e espatulada para transmitir a emoção, procura subjectividade e humanismo na obra.


Gauguin: trabalha com as cores puras, fortes, sem claro/escuro, e as formas são bidimensionais, sem perspectiva.


Henri de Toulouse-Lautrec (1864 -1901)
*Considerado, por vezes, impressionista.


O pintor soube registrar os traços mais significativos das pessoas anônimas. Toulose-Lautrec interessava-se por artistas de circo e personagens da boêmia parisiense.


A sua pintura sofreu influência das estampas japonesas, das suas formas planas e dos seus contornos lineares.


Temas: Representava nas suas telas e cartazes autênticos instantâneos da realidade humana.


Características: Desenho esboçado, centro vazio e figuras cortadas na margens; cores fantásticas; caricaturas e máscaras.



















Óleo sobre cartão,

79.4 x 59 cm;

The Museum of Modern Art, New York


















A Toilette - 1896;
67 x 54 cm;

Musée D’Orsay, Paris























Moulin Rouge: La Goulue - 1891;
Lithograph in four colors (poster),
191 x 117 cm; Private collection














Ambassadeurs: Aristide Bruant
1892;

Lithograph in six colors (poster),

141 x 98 cm;

Private collection

















No Moulin de La Gallette
- 1889



Paul Cézanne (1839-1906)


Após uma carreira inicial dedicada aos temas dramáticos da escola romântica, Paul Cézanne cria um estilo próprio.

Nesta tela o pintor revela influência de Manet, reproduz uma pintura do séc. XVI para o estilo do séc. XIX.














Cristo no limbo, segundo Sebastião del Piombo, c.1868-70

Óleo sobre tela

167 x 101 cm

Colecção Réne Lecomte, Paris
















Cristo no limbo

Sebastião del Piombo



Temas: Paisagem, naturezas-mortas, figuras humanas em grupo e retratos.



Introduziu, nas suas obras, distorções formais e alterações do ponto de visão em benefício da composição, ou para sobressair o volume e peso dos objectos.


Antes de começar as suas paisagens estudava-as e analisava os seus valores plásticos, reduzindo-


-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas.


Cézanne concentra-se no desenho formal, quase científico com os planos de cor.


As suas paisagens são subtilmente geométricas.


Árvores, casas e outros elementos da paisagem subordinavam-se à unidade de composição.


Não subordina a composição às leis da perspectiva.


A sua concepção da composição é arquitectónica; segundo as suas próprias palavras, o seu estilo consiste em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone.


Nas paisagens, representou frequentemente a sua terra natal (O Golfo de Marselha e as célebres versões sucessivas de O Monte de Sainte-Victoire).











Monte sainte-victoire visto do Planalto de Bibemus, c.1898-1900

Óleo sobre tela
64 x 81 cm

The Baltimore Museum of Art











O Relógio Preto, 1869-71
óleo s/ tela 73x54cm
Colecção privada










Natureza morta com cesto de maçãs
1890-94













Fruteira, copo e maças, 1879-82
46 x 54 cm
Óleo sobre tela

Colecção René Lecomte, Paris







Entre as suas representações de grupos humanos destacam-se as suas cinco versões de Os Jogadores de Cartas pela sua estrutura monumental e serena. Marca o seu grande momento classicista











Os jogadores, 1892
Óleo sobre tela










As Banhistas

Óleo sobre tela



Paul Gauguin (1848-1903)


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Aprendiz de piloto da marinha mercante e empregado de um agente de câmbios, começa a pintar como amador.


Embora Gauguin tenha ficado conhecido como um pintor pós-impressionista, seus estudos de arte começaram com o pintor impressionista Camile Pissarro.


Utilizou a estampa japonesa nas suas formas planas e simplificadas que fechava com a linha a negro, o chamado Cloisonnisme.


A sua pintura é caracterizada por:


Natureza alegórica, decorativa e sugestiva;


Formas bidimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas.


Cores antinaturalistas, simbólicas, alegóricas e exóticas.


Trabalha em Arles com Vincent van Gogh.


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Van Gogh pintando girassois


Esteve no norte de França, onde pertenceua uma escola de pintores, designada de Pont-Aven.

Conhece de perto a pintura de Cézanne e de Pissarro e, seduzido pela obra de Émile Bernard, mestre do grupo de paisagistas de Pont-Aven (na Bretanha), adopta a composição com figuras de formas simples sobre fundos abstractos. De entre as obras ambientadas na Bretanha sobressaem Le Christ Jaune e La Vision aprés le Sermon.


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A visão depois do sermão


Óleo sobre tela


73 x 92 cm


National Galleries of Scotland, Edinburgh


Após uma estada em Paris, em 1892 transfere-se para o Tahiti, onde permanece até 1893.


Gauguin pinta a natureza tal como ele a sente.


Na sua obra, a forma já não se sujeita à cor.


O seu intenso cromatismo afasta-o de qualquer limitação naturalista; aplica as cores em amplas superfícies de contornos definidos.


Instalado nos Mares do Sul, apaixona-se pela vida simples e amável dos indígenas polinésios, que se tornam no seu principal tema.
Os protagonistas destes quadros são as mulheres e a vegetação tropical.



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Mulheres do Tahiti na praia,1891


Óleo sobre tela


69 x 91 cm


Musee d’Orsay, Paris


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Nave nave mahana, 1896


Óleo sobre tela


94 x 130 cm


Museo BB.AA. Lyon


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Te tamari no atua, O filho de Deus nascido, 1896


Neue Pinakothek, Munique


Nos seus últimos tempos, Gauguin, desalentado e doente, pinta uma série de quadros que expressam uma profunda preocupação existencial unida a uma sensualidade intensa, selvagem e perturbadora.


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Te Rerio


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E o dourado dos seus corpos


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Raparigas com flores de manga


Infelizmente, Gauguin só foi reconhecido como um pintor de grande importância após a sua morte, em 1903.



VINCENT VAN GOGH (1853-1890)


Auto-retrato de Vincent van Gogh


Auto-retrato


Van Gogh produziu cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos durante um período de apenas 10 anos, antes de sucumbir à sua doença mental.


É considerado um pintor pós-impressionista.


Trabalhou nas filiais de Londres e Haia da empresa de arte Goupil & Cia.


E exerceu a profissão do pai, que era pastor laico. Foi neste período, passado no meio de uma comunidade pobre de mineiros, que Vincent começou a desenhar esboços a lápis.


Em 1880, decidiu abandonar suas antigas profissões e dedicar-se à pintura, mudando-se para Paris.


Numa primeira fase a sua pintura foi sombria e melancólica.


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Comedores de batatas


1889


Óleo sobre tela
44x27cm


Van Gogh Museum


A partir da descoberta das obras de Toulouse-Lautrec, Pissarro e de outros impressionistas, a pintura de Van Gogh, sofre uma mudança radical.


A sua paleta de cores alterou-se para tonalidades diversas que iam além da representação objectiva da natureza.


As cores expressavam o seu estado da alma.


Usava a cor como meio de comunicação.


Tem ainda influência das gravuras japonesas.


Em 1888, Van Gogh instalou-se em Arles, para poder observar de perto os matizes da natureza, onde viveu algum tempo com Gauguin.


A Vinha Encarnada, o único quadro vendido durante a sua vida, foi pintado nesta época.


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Semeador, segundo Millet, 1888
Óleo sobre tela
64 x 80.5 cm
Rijksmuseum Krueller-Mueller, Otterlo


São dessa época seus famosos quadros de interiores, embora se deva dizer que Van Gogh nunca deixou de lado a temática do trabalho no campo, um das razões de sua admiração por Millet.


Não se passou muito tempo, e o pintor sofreu um colapso nervoso e teve de ser internado num hospital para doentes nervosos em Saint-Remy.


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Retrato do Dr. Gachet, 1890
Óleo sobre tela
67 x 56 cm
Private collection, U.S.A.


Apesar disso, continuou trabalhando, tendo pintado cerca de 200 quadros em dezanove meses.


Paradoxalmente, foi a época em que criou suas obras mais admiráveis e geniais, entre os quais: Os Girassóis e Os Lírios.



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Quinze girassóis numa jarra, 1888
Óleo sobre tela
93 x 73 cm
National Gallery, London




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Caminho de ciprestes com céu estrelado
1890
Óleo sobre tela
92 x 73 cm
Rijksmuseum Kroller-Muller, Otterlo


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Campo de trigo com corvos, 1890
Óleo sobre tela
50.5 x 100.5 cm
Vincent van Gogh Museum, Amsterdam


Estampas Japonesas


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Katsushita Hokusai (1760 - 1849)


Torii Kiyonaga, Travellers at Enoshima, a triptych of colour woodblock prints


Torii Kiyonaga,


Viajantes em Enoshima