Wednesday, May 31, 2006

Correcção do 2º teste do 3º Período da turma 4 - 30/5/06

Grupo I
1. Indica o nome de dois artistas plásticos do neo-realismo português.
Júlio Pomar, Vespeira, João Abel Manta, Lima de Freitas, Arlindo Vicente e Jorge Vieira. (10)

2. (O aluno deverá escolher apenas uma questão)

a. Define happening. (25)
Manifestação artística que se desenvolveu a partir dos anos 50, na Europa, Japão e nos EUA.
Conjunto de acções que pretendiam execer determinado efeito sobre o espectador. Os temas utilizados forma a guerra e a sexualidade.
O Happening tem influências dos movimentos vanguardistas europeus como o Futurismo, o Dadaísmo e na estética da representação teatral.

b. Caracterize esteticamente o Suprematismo. (25)
Características:
Utilização de formas geométricas simples como triângulos, rectângulos, cruzes e trapézios.
As formas apresentam dinamismo;
Paleta baseada nas cores primárias e secundárias e neutras (branco e preto).

3. Indica dois artistas da Op Art. (10)
Victor Vasarely, Bridget Riley ou Jésus Soto.

4. Caracteriza esteticamente a Op Art. (25)
A Op art pretende criar ilusões opticas que transmitem a sensação de movimento. Utiliza uma linguagem plástica abstracta baseada em figuras geométricas, jogos de figura-fundo ou jogos de perspectivas. Utilizam cores contrastantes como por exemplo branco e preto.

5. Descreve a técnica que Antoni Tapies utiliza na concepção das suas obras. (25)
Utiliza madeira como suporte cuja superficie é coberta com materiais resultantes da mistura de pigmentos, com pó de marmore e aglutinantes. Sobre a superficie eram executados gratttages, sultos e escorridos.

6. Indica dois artistas da Pop Art. (10)
Andy Warhol, Jasper Jones, Peter Blacke, Roy Lichenstein ou Robert Rauschenberg.

7. Quais são as técnicas utilizadas pelos artistas da Pop Art? (25)
A Pop art utilizava uma linguagem figurativa inspirada em objectos do quotidiano. Utilizou processos técnicos mecânicos ou semi-mecânicos como a fotografia e a serigrafia.

Grupo II
(Escolhe apenas uma das questões seguintes e desenvolve o tema)

1. “O Dadaísmo, mais do que uma corrente artística, foi uma reflexão sobre o fazer e o pensar a arte.”
Caracterize o Dadaismo, salientando a sua importância para a arte do séc. XX.



Movimento de vanguarda profundamente irreverente e critíco em relação à cultura ocidental e à própria comunidade artística (expresso na forma como escolheram o próprios nome), foi criado em 1916, em Zurique. Opondo-se ao primeiro conflito mundial e integrando artistas de várias áreas e proviniências (tristan Tzara, Arp, Max Ernst, Duchamp, Picabia, et.) que fundaram o Cabaret Voltaire, insere-se na tradição nillista e proclama os valores da liberdade e da espontaneidade no processo criativo, recusando o conceito de arte, valorização do conceito de objecto artístico, descontextualização do objecto (ready-made) e valorizando os conceitos de absurdo, do irracional e de subversivo, abrindo caminho para o Surrealismo.


2. Caracterize o Surrealismo referindo os seus antecedentes, as suas propostas e o modo como foram formalmente concretizadas.


Fig 1. – Salvador Dali, Persistência da Memória, 1931


O Surrealismo nasce da ruptura com o dadaismo em 1924.
Influências:

No campo estético inspirou-se no pensamento romântico, no simbolismo (Gustave Moreau e Odilon Redon), na pintura metafísica de De Chirico e no Dadaismo.

Andre Breton baseou-se nas ideias de Freud e na arte africana, enriquecendo de sensualidade e sexualidade as obras do dadaismo.

Manifestações artísticas: pintura, escultura, cinema e literatura.

Utilização da representação simbólica, fazendo apelo ao imaginário e ao fantástico, como expressão dos níveis do inconsciente humano. A relação intensa estabelecida entre escritos e artistas plásticos surrealistas leva à “escrita automática” como técnica, e a palavra como elemento integrante da composição pictórica. Desenvolvimento de técnicas artísticas baseadas em automatismos psiquicos, como a construção de “assemblages”, utilizando os chamados “objects trouvés”. No domínio pictórico, o Surrealismo utilizou todos os meios técnicos já experimentados, quer os mais inovadores, quer os assumidademente convencionais, não pretendendo inovar nesse campo.
Utilização de técnicas dadaistas como a colagem, frottage, dacalcomania e dripping e de técnicas clássicas como o “trompe-l’oeil”, etc.

Temática:
Erotismo, mundo do sonho do fantástico.

Artistas principais:André Masson, Max Ernst
Picasso, Klee, Man Ray, Pierre Roy, Manson e Dechirico.
A partir de 1929, surge uma nova geração de surrealistas com Salvador Dali, Tanguy e Magritte

Correcção do 2º teste do 3º Período da turma 6 - 30/5/05

Tópicos de correcção:

Grupo I

1. Indica o nome de dois artistas plásticos do neo-realismo mexicano.
David Alfaro Siqueiros, Diego Rivera e José Clemente Orozco. (10)

2. Enuncia as características formais do Neoplasticismo.
O Neoplasticismo caracteriza-se pela utilização de formas geométricas estáticas como quadrados, rectângulos pintadas com cores primárias: amarelo, vermelho e azul limitadas por linhas ortogonais a negro. (25)

3. Indica dois artistas plásticos do Neoplasticismo.
Piet Mondrian e Theo Van Doesburg. (10)

4. Caracteriza esteticamente a Pop Art.
A Pop Art traduziu a sensibilidade da cultura urbana e recorreu a códigos dos sistemas de comunicação da sociedade de consumo (inspiração nas temáticas do quotidiano, representação de imagens icónicas e de bens consumiveis, inspiração na banda desenhada); utilização da gravura e da serigrafia como veiculos de reprodução da obra de arte. (25)

5. Descreve a técnica que Alberto Burri utiliza na concepção das suas obras.
Utiliza a serapilheira (recosida) com suporte e outos materiais não pictóricos como plásticos e metal, etc.
Na superficie das suas telas são executados orifícios ou pregueados que se alternam com zonas coloridas. (25)

6. Indica o nome do criador do Abstraccionismo Lírico. (5)
O criador do Abstraccionismo Lírico foi Wassily Kandinsky.

7. Caracteriza esteticamente o Abstraccionismo Lirico? (25)
O Abstraccionismo Lirico caracteriza-se por utilização de uma linguagem plástica não figurativa ou abstracta.
O traço, a forma e a cor libertam-se da sua relação tradicional com os objectos da realidade natural, pois não se identifica qualquer objecto na tela. Os elementos abstractos identificam-se com conteúdos simbólicos e místicos, através do ritmo dos traços, dos significados das formas ou da intensidade e dos valores das cores, subjectivamente atribuidos pelo artista.

Grupo II (75)
(Escolhe apenas uma das questões seguintes e desenvolve o tema)

1. “O Dadaísmo, mais do que uma corrente artística, foi uma reflexão sobre o fazer e o pensar a arte.”
Caracterize o Dadaismo, salientando a sua importância para a arte do séc. XX.


Fig. – Salvador Dali, Persistência da Memória, 1931

Movimento de vanguarda profundamente irreverente e critíco em relação à cultura ocidental e à própria comunidade artística (expresso na forma como escolheram o próprios nome), foi criado em 1916, em Zurique. Opondo-se ao primeiro conflito mundial e integrando artistas de várias áreas e proveniências (Tristan Tzara, Arp, Max Ernst, Duchamp, Picabia, et.) que fundaram o Cabaret Voltaire, insere-se na tradição nillista e proclama os valores da liberdade e da espontaneidade no processo criativo, recusando o conceito de arte, valorização do conceito de objecto artístico, descontextualização do objecto (ready-made) e valorizando os conceitos de absurdo, do irracional e de subversivo, abrindo caminho para o Surrealismo.

2. Caracterize o Surrealismo referindo os seus antecedentes, as suas propostas e o modo como foram formalmente concretizadas.

O Surrealismo nasce da ruptura com o dadaismo em 1924.
Influências:

No campo estético inspirou-se no pensamento romântico, no simbolismo (Gustave Moreau e Odilon Redon), na pintura metafísica de De Chirico e no Dadaismo.

Andre Breton baseou-se nas ideias de Freud e na arte africana, enriquecendo de sensualidade e sexualidade as obras do dadaismo.

Manifestações artísticas: pintura, escultura, cinema e literatura.

Utilização da representação simbólica, fazendo apelo ao imaginário e ao fantástico, como expressão dos níveis do inconsciente humano. A relação intensa estabelecida entre escritos e artistas plásticos surrealistas leva à “escrita automática” como técnica, e a palavra como elemento integrante da composição pictórica. Desenvolvimento de técnicas artísticas baseadas em automatismos psiquicos, como a construção de “assemblages”, utilizando os chamados “objects trouvés”. No domínio pictórico, o Surrealismo utilizou todos os meios técnicos já experimentados, quer os mais inovadores, quer os assumidademente convencionais, não pretendendo inovar nesse campo.
Utilização de técnicas dadaistas como a colagem, frottage, dacalcomania e dripping e de técnicas clássicas como o “trompe-l’oeil”, etc.

Temática:
Erotismo, mundo do sonho do fantástico.

Artistas principais:André Masson, Max Ernst
Picasso, Klee, Man Ray, Pierre Roy, Manson e Dechirico.
A partir de 1929, surge uma nova geração de surrealistas com Salvador Dali, Tanguy e Magritte

Tuesday, May 30, 2006

Correcção do Teste n.º 2 do 3º Período da Turma 4 -24/5/06

Tópicos de correcção


Versão A – 3º Período

Grupo I (125 pontos)
Responde objectivamente às questões:


Fig. 1 – Sem Título, 1910,
mina de chumbo, aguarela e tinta-da-china

1. Identifica o tipo de linguagem plástica e o autor da fig.1.
A linguagem plástica é não figurativa ou abstracta. O autor desta obra é Wassily Kandinsky.(10)


Fig. 2 - Mistério e Melancólia de uma rua

2. Identifica o autor e caracteriza a imagem.
O autor desta obra é Giorgio de Chirico. Pertence a pintura metafísica.
Utilização de um cenário arquitectónico; perspectiva com ponto de fuga, ambiente misterioso; figuras sem relação. Utilização de uma gama cromática quente de tons terra. (30)

3. O que significa a palavra “Dada”.
A palavra “dada” é uma plavra francesa que significa “cavalo de brincar” e foi escolhida aleatoriamente para nome do movimento dadaista. (10)

4. Define Ready-made.
Ready-made consiste em deslocar um objecto da sua função e do seu local e integra-lo noutro contexto, tendo assim uma função somente estética. (10)

5. Quais foram os artistas mais significativos do Surrealismo?
Max Ernst, André Masson, Yves Tanguy, Salvador Dali, René Magritte, Paul Delvaux e Juan Miró. (20)

6. Quais as técnicas utilizadas pelos artistas do Surrealismo?
Utilização de técnicas dadaistas como a colagem, frottage (processo de obtenção de texturas através da fricção), dacalcomania (impressão na tela) e dripping (gotejar da tinta sobre a tela). Técnicas clássicas como o “trompe-l’oeil”, valor claro-escuro, etc.(30)

7. Quais os materiais mais utilizados na “Arte Bruta”.
Os materiais mais utilizados na “Arte Bruta” são cartão triturado, vidros moídos, limalhas metálicas, serrim, areia, fragmentos de madeira, pigmentos e aglutinantes. (15)

Grupo II (75 pontos)
(Resposta em alternativa, o aluno deve escolher apenas uma questão e desenvolver o tema).

1. Os muralistas mexicanos aliaram a tradição à modernidade. Nos anos 30, na América Latina desenvolveram uma dinâmica produção artística que lhes permitiu projectar as propostas do Neo-Realismo na cena Internacional.
Refira o conteúdo e o significado do Neo-realismo no panorama das Artes Plásticas do Séc. XX.

O Neo-Realismo foi uma das propostas da pintura do séc. XX.
Os artistas desenvolveram uma linguagem figurativa a partir da necessidade de reflectir a sociedade, utilizavam temáticas com forte envolvimento social. Tiveram influências do cubismo e do expressionismo.
Na america do sul, os artistas mais significativos foram: os mexicanos, Orozco, Rivera e Siqueiros, e o brasileiro Portinari. Tiveram influência dos artistas soviéticos dos anos 30 e 40 que narraram em grandes cenas, os acontecimentos sociais e históricos e utilizavam a arte como propaganda. Este movimento exprimiu-se também em Portugal e em outros paises da Europa.

2. No final dos anos 40 Nova Iorque assumiu liderança artística e destacou-se no contexto internacional com o Expressionismo Abstracto. A obra de Pollock contribuiu muito para a afirmação desta centralidade.
Refira o significado do Expressionismo Abstracto no percurso artístico do séc. XX.

O Expressionismo Abstracto afirmou-se como herdeiro da tradição moderna expressionista europeia (Expressionismo Alemão e Abstracção não geométrica – Abstracção lírica). Assumindo o Gestualismo como nova orientação. Pollock realizou obras de grande escala, desenvolvendo o primeiro grande movimento na pintura americana e ocidental do pós-Segunda Guerra Mundial, projectando Nova Iorque como grande centro artístico mundial que passou a influenciar a arte europeia.



12º ano Turma 4
Teste de Avaliação Sumativa 45 min
Versão B


Grupo I
Responde objectivamente às questões:


Fig. 1 - Composição Suprematista, 1915-16

1. Refira as características do Abstraccionismo expressas na fig. 1.
Utilização de formas geométricas simples como rectângulos, cruzes e trapézios. As formas apresentam dinamismo; Paleta baseada nas cores primárias e secundárias e neutras (branco e preto). (30)

2. Indique a importância da Abstracção no contexto da primeira metade do século XX.
A Abstracção (geométrica e lírica) contribuiu para a inovação no campo da arte que passou a não ser uma representação mimética da natureza, introduziu uma nova racionalidade e simbologia nas formas e nas cores, e influenciou a arte do século XX criando novos caminhos nomeadamente o Expressionismo Abstracto. (30)

3. Quais as técnicas utilizadas pelos artistas do Dadaismo?
O Ready-made (atribuição de uma função meramente estética a um objecto vulgar), object-trouvé (objecto tridimensional colado na tela), merzbilder (composição com vários elementos retirados do quitidiano), fotomontagens e Raiogramas (papel fotográfico sensibilizado com luz). (30)

4. Define “dripping”.
O dripping é uma técnica que consiste no gotejar da tinta sobre a tela. (10)

5. Quais os artistas plásticos mais importantes do movimento De Stijl ou Neoplasticismo?
Piet Mondrian e Theo Van Doesburg. (10)

6. Quais os principais artistas do neo-realismo português?
Júlio Pomar, Vespeira e Moniz Pereira. (15)


Grupo II (75)
(Resposta em alternativa, o aluno deve escolher apenas uma questão e desenvolver o tema).

1. Os muralistas mexicanos aliaram a tradição à modernidade. Nos anos 30, na América Latina desenvolveram uma dinâmica produção artística que lhes permitiu projectar as propostas do Neo-Realismo na cena Internacional.
Refira o conteúdo e o significado do Neo-realismo no panorama das Artes Plásticas do Séc. XX.

O Neo-Realismo foi uma das propostas da pintura do séc. XX.
Os artistas desenvolveram uma linguagem figurativa a partir da necessidade de reflectir a sociedade, utilizavam temáticas com forte envolvimento social. Tiveram influências do cubismo e do expressionismo.
Na america do sul, os artistas mais significativos foram: os mexicanos, Orozco, Rivera e Siqueiros, e o brasileiro Portinari. Tiveram influência dos artistas soviéticos dos anos 30 e 40 que narraram em grandes cenas, os acontecimentos sociais e históricos e utilizavam a arte como propaganda. Este movimento exprimiu-se também em Portugal e em outros paises da Europa.

2. No final dos anos 40 Nova Iorque assumiu liderança artística e destacou-se no contexto internacional com o Expressionismo Abstracto. A obra de Pollock contribuiu muito para a afirmação desta centralidade.
Refira o significado do Expressionismo Abstracto no percurso artístico do séc. XX.

O Expressionismo Abstracto afirmou-se como herdeiro da tradição moderna expressionista europeia (Expressionismo Alemão e Abstracção não geométrica – Abstracção lírica). Assumindo o Gestualismo como nova orientação. Pollock realizou obras de grande escala, desenvolvendo o primeiro grande movimento na pintura americana e ocidental do pós-Segunda Guerra Mundial, projectando Nova Iorque como grande centro artístico mundial que passou a influenciar a arte europeia.

Nota:

Os critérios de correcção são comuns a todos os testes.
Estes critérios são acompanhados pelos itens de correcção que estabelecem um padrão básico dos conteúdos mais importantes a salientar em cada resposta.
Aspectos fundamentais a ter em conta:
- Enquadramento histórico/artístico;
- Valorização dos conteúdos científicos globais;
- Rigor científico;
- Valorização dos conteúdos científicos especifícos;
- Objectividade e clareza das respostas;
- Capacidade de leitura da obra e compreensão dos textos;
- Domínio da terminologia específica.

Friday, May 26, 2006

Informalismo

Movimento de expressão europeia.
Utiliza a linguagem abstracta e valoriza a matéria plástica.
Não tem preocupações a nível formal.

Expressionismo Abstracto

Desenvolveu-se durante os anos 40 e 50 do séc. XX, nos EUA.
Tem influências do expressionismo europeu, do abstraccionismo lirico e do automatismo do movimento surrealista.
A linguagem plástica é abstracta e não geométrica de caracter gestualista.
Os artistas trabalham em telas de grandes dimensões colocadas no "chão" do atelier.

Mark Rothko
http://www.nga.gov/feature/rothko/intro1.shtm

Jackson Pollock
http://www.nga.gov/feature/pollock/pollockhome.html

Willem de Kooning
http://www.nga.gov/cgi-bin/pbio?7860
http://www.artchive.com/artchive/ftptoc/de_kooning_ext.html

Monday, May 22, 2006

Anos 60

Anti-funcionalismo - Anos 60

Esta década é caracterizada por ser uma época de grande optimismo e auto-confiança que se vai traduzir numa fase de grande consumismo. O tipo de vida vai ser baseado em novos factores e por isso não faz sentido o funcionalismo do estilo internacional.A publicidade vai levar ao consumismo em massa.Os fabricantes apercebem-se do poder de compra da população jovem e começam a produzir artigos para essa faixa etária. Utilizam novos materiais, novas formas, nova tecnologia e novas cores em todas as áreas do design. Surge o “Mini”e a mini-saia.Surgem vários grupos de movimentos juvenis, cada um com uma música própria, um código de vestuário e uma linguagem visual própria. Um dos mais importantes é o psicadélico que é um movimento revivalista. Os designers psicadélicos puseram de parte o modernismo e procuravam inspiração até nas formas distorcidas pelas alucinações provocadas pelas drogas.

Surge a Pop Art - Com o consumismo e a publicidade dá-se uma banalização dos objectos.A pop arte (arte popular) que tem a função de desmistificar a arte que até aí só era comprada pela elite.Começa a produção em série no campo da obra de arte por exemplo: a Serigrafia ganha destaque e passam a reproduzir-se por este processo gravuras de qualidade a preços reduzidos.Esta arte é essencialmente figurativa.Os artistas da arte pop lutam contra a sociedade de consumo desta forma.Exemplo:O Andy Warhol celebrou o consumismo americano nos seus quadros, repetindo ícones da cultura popular como por exemplo as latas de sopa Campell ou a Marilyn Monroe.Os fabricantes começaram a utilizar a Pop art no design de produtos, no marketing e na publicidade e este movimento passou a fazer parte do quotidiano de cada um.Outro movimento também utilizado pelos designers de produtos e têxteis foi a Op Art.

Andy Warhol
http://en.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol

Op Art (arte óptica)
Interessa-se pelos mecanismos da visão humana.Estuda as ilusões de óptica tanto a nível das cores como das formas.

Bridget Riley
http://www.mishabittleston.com/artists/bridget_riley/

Victor Vasarely
http://www.vasarely.org/

Arte Cinética
Esta arte esta relacionada com o movimento e com a ilusão óptica do movimento.São obras que podem ser movidas pelo observador ou pelas forças da natureza.

Jesús Soto
http://www.venezuelatuya.com/guayana/soto.htm

Wednesday, May 17, 2006

Tendências realistas e neo-realistas


c. 1920-1930


Características:


Linguagem técnica e plástica figurativa;


Necessidade de reflectir a sociedade;


Temática com forte envolvimento social (os artistas narram em cenas, os acontecimentos sociais).


Contexto social:


Pós -guerra;


Instabilidade social.


México


José Clemente Orozco (1883- 1949)


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A Reforma e a queda do Império


Diego Rivera (1886-1957)


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Dia dos Mortos - A Oferenda


David Alfaro Siqueiros (1896-1974)


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Nova Democracia -1945



Brasil


Cândido Portinari


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Café - 1925 - Óleo sobre tela


Realismo Soviético


Estilo oficial da URSS (adoptado depois das vanguardas).


Na Rússia a arte tem um carácter social pois a sua finalidade é melhorar a qualidade de vida e divulgar os ideais soviéticos.


Manifestações artísticas:


Escultura, pintura e artes gráficas (cartaz publicitário).


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Novo Realismo (Alemanha)



Realismo Social e Crítico (França)



Neo-realismo (Itália)


Manifesta-se sobretudo no cinema e na literatura.



Renato Gutusso



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Pausa do trabalho, 1945


EUA - Thomas Hart Benton


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Boomtown , 1927-1928


Neo- realismo Portugal


Manifestações artísticas: Literatura e artes plásticas no período após a Segunda Guerra Mundial.


Devido ao fim da guerra os artistas e intelectuais intensificaram a sua crítica à política do Estado Novo.


Influências do neo-realismo de outros paises como o Méxicoe o Brasil e, ainda, do artista Abel Salazar (produção artística de caracter social e sentimental).


Características:


Defendem uma consciência mais crítica nos domínios do papel social da arte;


Têm uma ideia: a queda do regime salazarista;


São o núcleo de resistência anti-regime;


Ligados as Exposições Gerais de Artes Plásticas e Arquitectura da SNBA (1946-56), onde predominou a tendência neo-realista, mas onde expunham também


(inicialmente) surrealistas e artistas de linha naturalista.


O Neo-Realismo surgiu em Portugal no mesmo período que o Surrealismo e o Abstraccionismo.


Artistas ligados ao Neo-Realismo:


Júlio Pomar (pintor)


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Resistência, 1946


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Almoço do trolha, 1946-50


Marcelino Vespeira, pintor


Incitou o jovens a praticarem uma arte “útil para servir os homens” tal como os artistas mexicanos e o artista brasileiro Portinari.


Obra mais significativa “Apertado pela fome”, 1945


Lima de Freitas (pintor, ilustrador, publicitário e ensaísta)


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Ilustração


João Abel Manta


e os escultores Arlindo Vicente e Jorge Vieira


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Abstraccionismo


Modernismo na Russia


CUBO-FUTURISMO


Antes da 1º Grande Guerra surgiu na Rússia, o Cubo-


-futurismo por influência de alguns centros europeus mais importantes, baseados no estilo de Picasso e nos textos dos futuristas.


Características:


·Adeptos da máquina (industrialização);


·Teoria “Zaum” , na arte o artista podia redefir o estilo e o conteúdo da arte, assim o tema da obra de arte passou a ser o conjunto dos elementos visuais e da sua organização formal.


Liubov Popova


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O Viajante, 1915


142,5x105,3 cm


As formas são tratadas utilizando a estética cubista, mas existe uma tendência futurista na obsessão do movimento dinâmico no tempo e no espaço.


Aparência de relevo que é acentuado com as texturas.


RAIONISMO


c.1913


Influências:


Futurismo, Cubismo e Orfismo.


Arte popular russa e da pintura de ícones.


Características:


Utilização de raios de cor paralelos ou cruzados;


Tentativa de sujestão da quarta dimensão “o tempo”.


Artistas:


Mikhail Larionov (1881-1964) e Natalia Goncharova (1881-1962)


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Composição raionista: Domínio do vermelho,1911 Óleo sobre tela


52.7 x 72.4 cm, Museum of Modern Art, NY.


SUPREMATISMO


Surge na Rússia, entre os anos de 1915 e 1923.


Influências:


Raionismo


Kazimir Severinovich MALEVICH (1878-1935)


Defende a análise intelectual e científica, no entanto a sua pintura também apresenta emoção.


É o 1º movimento nas artes que reduz a pintura à pura abstração geométrica.


Exposição 0,10 em Sampetersburgo


Malevitch expõe 35 obras


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Quadrado preto sobre fundo branco, datado de 1913, executado depois 1920


Óleo sobre tela


106,5 x 106,5 cm


Sampeterburgo, Museu estatal Russo


Características:


Utilização de formas geométricas simples;


Triângulos, rectângulos, cruzes e trapézios.


As formas apresentam dinamismo;


Paleta baseada nas cores primárias e secundárias e neutras (branco e preto).



Kazimir Malevich escolheu o termo para descrever suas pinturas.


Malevich, no seu manifesto "Do Cubismo ao Suprematismo", define o Suprematismo como "a supremacia da sensação pura", o essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio onde teve origem.


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Composição Suprematista, 1915-16


Óleo sobre tela


49 x 44 cm, Wilhelm Hacke Museum, Ludwigshafen


Este movimento foi o que mais influenciou o Construtivismo.


Outros artistas: El Lissitzky Suprematista/construtivista


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Proun 19 D, c. 1922


Gesso, óleo e colagem sobre contraplacado


97,5x97,2 cm


The Modern art museum, Nova Iorque


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Ivan Kliun


Suprematismo. 1915-1916.


Óleo sobre tela, 89x70.7 cm.


The Tretyakov Gallery, Moscow.



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Ivan Puni


Composição suprematista, 1915.


Óleo sobre tela,


86x56 cm,


Colecção Privada


Neoplasticismo ou De stijl


Piet Mondrian


Modrian via na arte um ideal universal de felicidade.


Propôs criar a arte pura composta por elementos puros em oposição às linhas sinuosas da natureza.


Características formais:


Utilização de linhas rectas horizontais e verticais;


Paleta: três cores primárias - vermelho, azul e amarelo associadas as cores neutras - preto, branco e cinzento.


Percurso do artista:


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Moínho, 1908


Óleo sobre tela


114 x 87 cm


Haags Gemeentemuseum, The Hague


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Árvore, 1908


Óleo sobre tela


70 x 99 cm


Haags Gemeentemuseum, The Hague


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Árvore cinzenta, 1911


Óleo sobre tela


78.5 x 107.5 cm


Haags Gemeentemuseum, The Hague


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Composição Nº II; Composição com linha e cor, 1913


Óleo sobre tela


88 x 115 cm


Kroeller-Mueller Museum, Otterlo


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Composição A: Composição com preto, vermelho , amarelo e azul, 1920


Óleo sobre tela


91.5 x 92 cm


Galleria Nazionale d’Arte Moderna e Contemporanea, Rome


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Broadway Boogie Woogie


1942-1943


óleo sobre tela


127 x 127 cm


The Museum of Modern Art, New York

Raul Lino da Silva (1879-1974)


Tinha uma formação fora do comum no nosso País nos finais do séc. XIX.


1889 - Frequentou um colégio em Inglaterra;


1893-97 - Estudou na escola artística de Hanôver e frequentava aulas teóricas numa escola técnica;


Início o seu trabalho no atelier do professor Haupt (estudioso da Arte do renascimento em Portugal);


1897 - Regressa a Portugal e começa a trabalhar nas oficinas do pai (empresa de construção);


1901 - Projecta para Alexandre Rey Colaço, a primeira das suas casas mouriscas, casa Montsalvat no Monte Estoril;


1912 - Casa do Cipreste.


Características:


Opõe-se aos revivalismos e cria as suas obras artísticas a partir do Domestic Revival.


Escreveu algumas obras dedicadas aos principios orientadores da construção das “Casas Portuguesas”.


Raul Lino estudou pormenorizadamente a arquitectura portuguesa e do Norte de Africa de modo a obter dados sobre o modo mais racional de projectar em arquitectura, pois esta deveria ser funcional e de acordo com as condições da vida do homem.


No seu livro “Casas Portuguesas” , escreve sobre a economia, o isolamento, o ar e a luz, , a comodidade, o conforto, a beleza, etc.


Carcteristicas das casas portuguesas:


Linha da cobertura saqueada e arrematada pelo beiral “ à portuguesa”;


Emprego de alpendre;


Vãos guarnecidos com cantaria;


Paredes caiadas com cor branca e utilização de azulejos.


Destaca-se entre os seus projectos arquitectónicos, o seguinte:


Moradia na Rua Castilho - Prémio Valmor, 1930.


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Casa do Cipreste , Estoril

Dadaismo


c. 1916 em Zurique, no Cabaret Voltaire de Tristan Tzara (poeta romeno , Hugo Ball (poeta alemão) e Hans Arp (pintor e poeta alemão).


Fim 1921


“Dada” significa “Cavalo de brincar”, esta palavra foi escolhida ao acaso de modo a expressar o seu carácter anti-racionalista.


Insere-se na tradição europeia do niilismo - “redução ao nada; descrença absoluta”.


Opõe-se à primeira grande guerra e à burguesia que levou a Europa à catástrofe, perdendo desta forma todos os valores morais e estéticos.


A arte perdera todo o sentido devido à existência da guerra.


Manifestações artísticas:


Artes plásticas, literatura, fotografia, teatro, cinema e música.


Expandiu-se pela Europa ( Barcelona , Berlim, Colónia , Hanover , Paris) e pela América (Nova Iorque).


Influências:


Marcel Duchamp (1879-1953), pintor e escritor francês;


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Nu descendo a escada , na Exposição Armory, em 1913


Francis Picabia (1879-1953), pintor francês;


Reacção à arte burguesa;


Manifesto dadaista de 1919 :


Retorno do artista ao estatuto de artesão e ao seu anonimato;


A ausência de ligação entre a arte e o seu mercado;


Síntese de todas as artes na arquitectura;


Estímulo individual do ensino na arte.


(estes princípios foram, também defendidos pela Bauhaus)


Características:


Movimento de negação;


A arte devia ser libertada do racionalismo e dos canônes vigentes;


Deveria ser resultado do trabalho psiquico, combinando elementos ao acaso;


Critica irónica;


Defende o absurdo, a incoerência, a desordem e o caos.


Politicamente , afirma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiu evitar a guerra.


Técnicas utilizadas pelo dadaismo:


O ready-made de Marcel Duchamp que atribuia aos objectos novos contextos retirando-lhes a sua funcionalidade;


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Fonte, 1917


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L.H.O.O.Q.


O object trouvé que consiste na colagem na tela de um elemento tridimensional e de vários outros elementos;


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Tatlin em casa - Raoul Haussmann, 1920


O merzbilder (Kurt Schwitters), utilização de vários objectos do quotidiano (lixo) reunidos numa tela pintada;


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Nova Merzbilder de Kurt Scwitters, 1931


As fotomontagens ou Ready-images que consiste numa junção de várias fotografias;


image006 Ingres - Man Ray


Os Rayogramas que consitem na sensibilização do papel fotográfico;


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Utilizam-se colagens com jornais, fotografias ingressos de espectáculos, etc.

Tuesday, May 16, 2006

Surrealismo


O nome foi dado pelo poeta Apollinaire em 1917 ao assistir ao bailado Parade da companhia Ballets Russes.



Nasceu em Paris em 1924 (a partir do primeiro manisfesto surrealista da autoria de Andre Breton).



Expandiu-se pela Europa e pela América.



Reacção à cultura e civilização ocidental, nomeadamente ao racionalismo e ao convencionalismo.


A arte deveria ser um meio de libertação do espirito.



Manifestações artísticas:


Artes plásticas, literatura, fotografia, música e cinema.



Influências:


No campo estético inspirou-se no pensamento romântico, no simbolismo (Gustave Moreau e Odilon Redon), na pintura metafísica de De Chirico e no Dadaismo.



Andre Breton baseou-se nas ideias de Freud e na arte africana, enriquecendo de sensualidade e sexualidade as obras do dadaismo.



Características plásticas:


Utilização de técnicas dadaistas: colagem, frottage, dacalcomania e dripping.


Técnicas clássicas como o “trompe-l’oeil”, etc.



Temática:


Erotismo, mundo do sonho do fantástico.



1º período Surrealista (1924-1928)



Artistas principais:André Masson (1896-1987),


Max Ernst (1891-1976) - Alemão e Pablo Picasso utilizam a técnica da colagem e da escrita automática para dar liberdade à expressão inconsciente, sob influência do alcool, da fome e da droga ou os discursos eram escritos a partir de sonhos.



Em 1925, Max Ernst inventa a técnica da grattage


Manson utiliza a técnica da areia.



Em 1925 realizam-se duas exposições surrealistas em Paris com obras de Picasso, Klee, Man Ray, Pierre Roy, Manson e Dechirico.



Em 1928, é publicado o livro “O surrealismo e a Pintura” com ilustrações de Picasso



Em 1928, Dali expõe as suas obras de mundos fantásticos, inventando o método paranóico-crítico e define a sua obra “pintura=fotografia à mão e a cores da irracionalidade concreta do mundo imaginativo”.



A partir de 1929, surge uma nova geração de surrealistas com Salvador Dali, Tanguy e Magritte



Com o início da 2ª Grande Guerra, muitos surrealistas vão para os EUA.


Paul Delvaux (1897-1994), pintor belga



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A Vénus adormecida, 1923


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O banho das ninfas, 1938


Juan miró (1893-1983), pintor e escultor espanhol


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Auto-retrato


Man ray (1890-1976), pintor e fotografo norte americano


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La Rue Ferou- 1952


77.5 x 59.7 cm- Óleo sobre tela


André Masson (1896-1987), pintor Francês.


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Na torre do sono, 1938


Yves Tanguy - pintor francês que emigrou para os EUA em 1939.


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Infinita divisibilidade, 1942


Óleo sobre tela, 101.6 x 88.9 cm


Salvador Dali (1904-1989)


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O enigma de Hitler, 1939



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Alucinação parcial, seis aparições de Lenine sobre um piano, 1931


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Persistência da Memória, 1931



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Auto-retrato mole com toucinho assado, 1941



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Construção mole com feijões cozidos - Premonição da Guerra Civil, 1936



René Magritte (1898-1967)



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PerspectivaI: Madame Recamier de David, 1950


A grande Guerra, 1964


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Golconde, 1953


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O Império da luz, 1954


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O modelo vermelho, 1934


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