Início do séc. XX
França
Os arquitectos François Hennebique e Auguste Perret introduziram as estruturas de betão armado nos edifícios.
Auguste Perret
Teatro de Champs Elysees, Paris , 1911-1913
Perspectiva da estrutura
Auguste Perret
Notre Dame de Raincy, Raincy, France, 1922.Auguste Perret
Rua Franklin n.º 25, Paris, France, (1902-1904)
Áustria
Adolf Loos
Arquitecto que se opõe ao academismo, ao ecletismo e a Arte Nova.
Defende:
A arquitectura deve ser racional e funcional;
A utilização de materiais contemporâneos;
A isenção de decoração;
Uma arquitectura urbana adaptada a época e as massas, sendo acessível economicamente.
É autor do livro “Ornamento é crime”.
Steiner House, Viena, Áustria, 1910
Interior casa Steiner,
Fachada casa Steiner
Alemanha
Deutsche Werkbund
c. 1907
Em 1896, a diplomacia alemã destacou para a sua embaixada em Londres, o arquitecto Hermann Muthesius a fim de estudar a planificação urbana e politica habitacional em Inglaterra, cujas características de simplicidade dominavam.
Muthesius de regresso à Alemanha, após prolongada estadia na Inglaterra, traz consigo o gosto pelo simples e funcional, não só na arquitectura mas como filosofia de todos os ofícios.
A sua visão estratégica levou-a a convencer os industriais, engenheiros e artesãos a unirem-se numa associação de modo a melhorar as qualidades operativas e estéticas dos futuros projectos produzidos na Alemanha.
Para Muthesius esta nova função social constituía o elemento sintetizador dos valores que até aí praticamente se digladiavam: a arte, o artesanato e a produção industrial.
Nascia, assim, em 1907, uma associação sob a designação de Werkbund que passava a ser o reconhecimento de uma nova profissão - o designer industrial.
Fundada com o objectivo de promover a industria alemã e modernizar as produções artísticas no âmbito da edificação, do design de interiores e industrial (produção de objectos em série).
Herdeira do movimento Arts and Crafts (através do arquitecto Muthesius), dos seus ideais de elevar a qualidade global da decoração de interiores e dos equipamentos correntes.
A Deutsche Werkbund distância-se do movimento inglês e do ideário de Morris ao admitir a utilização da máquina e do processo industrial.Nesta associação destacou-se Peter Behrens.
A sua intervenção teve lugar na história da empresa AEG, onde se pode manifestar a sua formação multifacetada, projectando o edifício da fábrica, os logótipos da sua formação e ainda, o desenho de diversos equipamentos produzidos pela fábrica.
Fábrica AEG, Berlin, Germany (1908-09), Peter Behrens
Características da arquitectura:
·Explorou os novos sistemas construtivos com estrutura metálica em ferro e aço;
·Utilizou de modo racional os novos materiais (ferro e vidro);
·Substituiu as fachadas de alvenaria por grandes vãos de ferro e vidro;
·Criou novas formas adaptadas à função.
Perspectiva do projecto do teatro para a
Exposição da Werkbund de Colonia (1914)
Henry van de Velde. Arquitecto belga (1863 / 1957)
Exposição da Deutsche Werkbund, em Colonia (1914)
Adolf Meyer e Walter Gropius
Design
Logotipo da AEG (1907), Peter Behrens
Cartaz publicitário, Peter Behrens
Ventoinha, Peter Behrens
Chaleira de cobre, Peter Behrens
Arquitectura expressionista da
Deutsche Werkbund
O expressionismo arquitectónico nasceu durante os anos da 1ª Grande Guerra mundial.
Atribuiu um caracter fantasioso e simbólico aos edificios, para os quais utilizou soluções de engenharia bastante arrojadas.
Deu expressividade à arquitectura através de formas e volumes e materiais.
Materiais utilizados:
Vidro e betão.
Pavilhão do vidro, Exposição da Deutsche Werkbund, 1914, Colónia
Bruno Taut
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