Wednesday, May 17, 2006

Dadaismo


c. 1916 em Zurique, no Cabaret Voltaire de Tristan Tzara (poeta romeno , Hugo Ball (poeta alemão) e Hans Arp (pintor e poeta alemão).


Fim 1921


“Dada” significa “Cavalo de brincar”, esta palavra foi escolhida ao acaso de modo a expressar o seu carácter anti-racionalista.


Insere-se na tradição europeia do niilismo - “redução ao nada; descrença absoluta”.


Opõe-se à primeira grande guerra e à burguesia que levou a Europa à catástrofe, perdendo desta forma todos os valores morais e estéticos.


A arte perdera todo o sentido devido à existência da guerra.


Manifestações artísticas:


Artes plásticas, literatura, fotografia, teatro, cinema e música.


Expandiu-se pela Europa ( Barcelona , Berlim, Colónia , Hanover , Paris) e pela América (Nova Iorque).


Influências:


Marcel Duchamp (1879-1953), pintor e escritor francês;


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Nu descendo a escada , na Exposição Armory, em 1913


Francis Picabia (1879-1953), pintor francês;


Reacção à arte burguesa;


Manifesto dadaista de 1919 :


Retorno do artista ao estatuto de artesão e ao seu anonimato;


A ausência de ligação entre a arte e o seu mercado;


Síntese de todas as artes na arquitectura;


Estímulo individual do ensino na arte.


(estes princípios foram, também defendidos pela Bauhaus)


Características:


Movimento de negação;


A arte devia ser libertada do racionalismo e dos canônes vigentes;


Deveria ser resultado do trabalho psiquico, combinando elementos ao acaso;


Critica irónica;


Defende o absurdo, a incoerência, a desordem e o caos.


Politicamente , afirma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiu evitar a guerra.


Técnicas utilizadas pelo dadaismo:


O ready-made de Marcel Duchamp que atribuia aos objectos novos contextos retirando-lhes a sua funcionalidade;


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Fonte, 1917


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L.H.O.O.Q.


O object trouvé que consiste na colagem na tela de um elemento tridimensional e de vários outros elementos;


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Tatlin em casa - Raoul Haussmann, 1920


O merzbilder (Kurt Schwitters), utilização de vários objectos do quotidiano (lixo) reunidos numa tela pintada;


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Nova Merzbilder de Kurt Scwitters, 1931


As fotomontagens ou Ready-images que consiste numa junção de várias fotografias;


image006 Ingres - Man Ray


Os Rayogramas que consitem na sensibilização do papel fotográfico;


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Utilizam-se colagens com jornais, fotografias ingressos de espectáculos, etc.

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