c. 1916 em Zurique, no Cabaret Voltaire de Tristan Tzara (poeta romeno , Hugo Ball (poeta alemão) e Hans Arp (pintor e poeta alemão).
Fim 1921
“Dada” significa “Cavalo de brincar”, esta palavra foi escolhida ao acaso de modo a expressar o seu carácter anti-racionalista.
Insere-se na tradição europeia do niilismo - “redução ao nada; descrença absoluta”.
Opõe-se à primeira grande guerra e à burguesia que levou a Europa à catástrofe, perdendo desta forma todos os valores morais e estéticos.
A arte perdera todo o sentido devido à existência da guerra.
Manifestações artísticas:
Artes plásticas, literatura, fotografia, teatro, cinema e música.
Expandiu-se pela Europa ( Barcelona , Berlim, Colónia , Hanover , Paris) e pela América (Nova Iorque).
Influências:
Marcel Duchamp (1879-1953), pintor e escritor francês;
Nu descendo a escada , na Exposição Armory, em 1913
Francis Picabia (1879-1953), pintor francês;
Reacção à arte burguesa;
Manifesto dadaista de 1919 :
Retorno do artista ao estatuto de artesão e ao seu anonimato;
A ausência de ligação entre a arte e o seu mercado;
Síntese de todas as artes na arquitectura;
Estímulo individual do ensino na arte.
(estes princípios foram, também defendidos pela Bauhaus)
Características:
Movimento de negação;
A arte devia ser libertada do racionalismo e dos canônes vigentes;
Deveria ser resultado do trabalho psiquico, combinando elementos ao acaso;
Critica irónica;
Defende o absurdo, a incoerência, a desordem e o caos.
Politicamente , afirma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiu evitar a guerra.
Técnicas utilizadas pelo dadaismo:
O ready-made de Marcel Duchamp que atribuia aos objectos novos contextos retirando-lhes a sua funcionalidade;
Fonte, 1917
L.H.O.O.Q.
O object trouvé que consiste na colagem na tela de um elemento tridimensional e de vários outros elementos;
Tatlin em casa - Raoul Haussmann, 1920
O merzbilder (Kurt Schwitters), utilização de vários objectos do quotidiano (lixo) reunidos numa tela pintada;
Nova Merzbilder de Kurt Scwitters, 1931
As fotomontagens ou Ready-images que consiste numa junção de várias fotografias;
Ingres - Man Ray
Os Rayogramas que consitem na sensibilização do papel fotográfico;
Utilizam-se colagens com jornais, fotografias ingressos de espectáculos, etc.
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