- Surge em França por volta de 1880 .
- Tem origem no estudo científico da cor.
- Os pintores mais representativos são: Paul Signac e Georges Seurat.
- Os artistas procuraram dar uma sensação de imagens pulverizadas no espaço.
- Tem como característica a colocação das cores puras umas ao lado das outras, directamente na tela para que produzam sensações ópticas de novas cores.
- Inventou um método a que deu o nome “pintura óptica”, também conhecida como divisionismo, neo-impressionismo ou pontilhismo, no qual as pinceladas colocadas lado a lado parecem fundir-se ao olhar do observador.
- Seurat acreditava que esses pontos de cor intensa, dispostos rigorosamente, imitavam os efeitos da luz com maior fidelidade que a prática intuitiva e mais aleatória dos impressionistas.
- Em vez de misturar tintas na paleta, ele pintava aplicando pinceladas ínfimas e regulares de cor pura, as quais, quando vistas à distância, criavam uma ilusão óptica.
- Se determinadas cores fossem colocadas muito próximas uma das outras, elas realçavam-se mutuamente e proporcionavam iridescência (produção das cores do arco-iris) e profundidade à pintura.
Foresta perto de Pontaubert, 1881
Óleo sobre tela
79 x 62 cm
Metropolitan Museum of Art, New York
Tarde de domingo na Ilha de Grand Jatte
1884-86
Óleo sobre tela
70 x 104 cm
Art Institute of Chicago
Os modelos, 1886-1888
Óleo sobre tela, 200x250 cm
The Barnes Foundation, Merion
O Circo, 1890-1981
Óleo sobre tela
185 x 152 cm
Musée d’Orsay, Paris
Jovem a empoar-se, c.1888-1890
Óleo sobre tela
95x79 cm
Courtauld Gallery, Londres
Le chahut, 1889-1890
Óleo sobre tela
169 x 139 cm
Kroller-Muller Museum, Otterlo
A Parada no circo, 1888
Óleo sobre tela
99 x 149 cm
The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque
Sintese
Tema: Actividades de lazer em Paris.
Preocupação: Sistema de mistura óptica no olho do receptor.
Paul Signac(1863-1935)
Foi discipulo de Seurat e aplicou as suas teorias às suas composições.
A Sala de jantar, 1886-7
Óleo sobre tela
89 x 115 cm
Kroeller-Mueller Museum, Otterlo, The Netherlands
Porto de La Rochelle, 1921
Óleo sobre tela
130 x 162 cm
Musee d"Orsay, Paris
Tema: Paisagens, entre as quais numerosas vistas de Saint-Tropez, portos e marinhas.
Camille Pissarro (1830-1903)
Vai produzir algumas obras dentro deste movimento.
No comments:
Post a Comment