- Surge em meados do séc. XIX;
- Foi um fenómeno quase exclusivamente britânico que vem a ter influência no grande movimento internacional entre 1890 e 1910 e que se veio a designar por Arte Nova.
Palácio de Cristal - Exposição Universal 1851 ( Londres)
- Materiais de má qualidade;
- Formas vulgares;
- Exagero nos ornamentos;
- Falta de nível estético;
- Falta de funcionalidade.
Os teóricos William Morris e Jonh Ruskin (de formação romântica) criticaram severamente o produto produzido pela máquina.
"O que é bom é feito à mão";
"O que é mau é feito à máquina".
Nasce, assim, o movimento "Arts and Crafts" (em Inglaterra), no círculo de amigos de William Morris relacionados com a Irmandade dos Pré-Rafaelistas (simbolistas).
O Ponto de partida é a Red House, residência de William Morris, projectada pelo arquitecto Phillip Webb, em 1861.
A Red House foi considerada uma ruptura com o passado, pois as suas características são as seguintes:
Depois dessa experiência foi fundada a firma " Morris, Marshall, Faulkner & Cª. dedicada à decoração de interiores.
Red House |
- Recusa de conceitos académicos vigentes;
- Inspiração em modelos tradicionais veiculados à herança gótica. Apesar de se afastar deles, através da simplificação de volumes, da utilização de materiais à vista, tijolo e materiais da região e sobretudo pela procura moderna da funcionalidade interna.
- No design e na decoração de interiores, William Morris desenhou o mobiliário, os papeis de parede, os estofos, os pormenores decorativos. Inspirando-se mais em modelos medievais, ele inova de facto, simplificando, recriando, imprimindo qualidade técnica a todas as suas realizações, executadas por artificies especialmente escolhidos para esse fim.
Depois dessa experiência foi fundada a firma " Morris, Marshall, Faulkner & Cª. dedicada à decoração de interiores.
Sala de estar - lareira, Red House |
Características do movimento "Arts and Crafts"
- Rejeita os processos industriais e os seus materiais;
- Concebe e produz objectos de grande qualidade e perfeição;
- Cria várias peças de mobiliário, desenho de tecidos e papeis de parede com padrões de base floral;
- Condena a degradação industrial e concebe uma "arte utilitária" - arquitectura doméstica, decoração de interiores (papel de parede, tapeçarias e mobiliário). Desta forma, os produtos grosseiros da civilização industrial, criados pela máquina, seriam substituídos por produtos artesanais (arte do povo, para o povo);
- Simplicidade das formas: a arquitectura e o mobiliário devem ser concebidos em harmonia com os materiais e com os processos de fabrico;
- Morris foi um educador do gosto tendo consciência de que pela arte do design poderia reformular-se, esteticamente, a sociedade (atribuição de uma função social à arte);
- Inspiração na natureza;
- Condena os revivalismo e a imitação de modelos históricos, opondo-se de igual modo ao ecletismo, pretendendo ainda a renovação qualitativa do artesanato contra os "falsos" objectos que a industria inglesa produzia;
- Considera que deve existir uma unidade nas artes. A arte e os artistas devem rejeitar os processos industriais e projectar-se num passado medieval, com o recurso de materiais naturais, fabrico de peças originais e únicas - o artesanato;
- Influências da arte japonesa.
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