Thursday, August 09, 2018

História do Mobiliário - séc. XVIII (estilos Regência, Rocaille e Luís XV)

O estilo regência desenvolve-se durante o período do governo do Duque Filipe de Orléans.

Em 1723 é coroado Luís XV, após a regência do Duque de Orléans e o seu reinado termina em 1774.

O reinado de Luís XV atravessa vários estilos:
- O início integra-se no estilo Regência.
- 1725-1750 - estilo Rocaille.
- Estilo Luís XV.

A Madame de Pompadour, favorita do rei, foi uma grande impulsionadora do revivalismo classicista da arquitectura e desempenhou um papel muito importante na evolução das artes decorativas.
Madame de Pompadour conseguiu a nomeação do irmão, marquês de Marigny, como diretor geral dos edifícios, podendo deste modo exercer o controlo artístico das edificações e das obras de arte.
Ange-Jacques Gabriel foi o principal arquitecto desta época, para além de desenhar a Praça de La Concorde para a estátua do rei, desenhou o Petit Trianón (1760-1764) e a ampliação do Castelo de Menars destinados à amante do rei. São da sua autoria, obras importantes como o Teatro da Ópera Real de Versalles, a Escola Militar de Paris, entre outras.
O Petit Trianón é um pavilhão situado no interior do Jardim de Versailles, encomendado por Madame Pompadour em 1962. O edifício prima pela simplicidade, a sua planta é quadrangular e todos os seus lados foram divididos em cinco tramos por pilastras coríntias. Cada tramo possui uma janela rectangular alta de vidraças em quadricula.  Na fachada, as pilastras foram substituídas por colunas que sustentam um entablamento sem frontão.

Nesta época, dá-se a "humanização das escalas" na arquitectura e no mobiliário. Passam a existir mais móveis específicos para espaços específicos, mas ainda não existe a Sala de Jantar, bem a Casa de Banho, tal como a concebemos.
As paredes são de estuque pintado com temas pastoris, caça ou Chinoiserie (inspiração nas decorações orientais). Utiliza-se o papel de parede. O espelho utiliza-se como revestimento mural.
A iluminação é feita através de lustres.
Pavimento em parquet.
Nota:
Papel revestido a tecido, origem chinesa fazendo concorrência à seda.
Algodão estampado. O fundo é cru e os ornatos são de um único tom/cor.
Chita - algodão estampado.


O séc. XVIII, foi o século de ouro das artes decorativas.

No mobiliário desaparecem as linhas rectas e as arestas vivas, dando lugar as linhas curvas e sinuosas. O móvel continua a utilizar-se como no período anterior.

Materiais: madeiras variadíssimas como nogueira, faia em rechampie, carvalho, entre outras, à excepção das de cor preta. Porcelana e bronze.

Pintura e laca: lacas do oriente em preto e vermelho. Nesta época, os irmãos Guillaume e Etienne- Simon Martin inventaram um verniz que imitava a laca nos tons pasteis da época (verniz Martin). Alguns móveis são ainda pintados em dourado.

Elementos decorativos: A vieira do estilo regência passa de moda, surge alguns ornatos ilógicos muito criticados pelo neoclassicismo. Formas assimétricas, motivos vegetalistas como flores, etc.

Tipologias: Criam-se, cada vez, mais móveis específicos, pequenos e para diferentes fins.
Moveis de assento variados - Canapé, Bergère, Marquise, Sofá (uma Bergère para várias pessoas), Bergère du été - em palhinha, onde se colocava um coxim, Fauteuil, Otomano (sofá em planta elíptica), entre outros. Os espaldares das cadeiras são diferentes de acordo com a sua função, há cadeiras direitas para encostar à parede e obliquas para colocar no centro da sala. As cadeiras de centro fazem um semi-circulo acompanhando a curvatura do espaldar. A cadeira de coiffeuse tem o cachaço em curva para que se possam executar facilmente os penteados.
Marquise

Canapé

Cadeira de coiffeuse


Fontes:
Anon, (n.d.). ESTILO LUÍS XV. Acedido em 7 de agosto de 2018, em: https://hisour.com/pt/louis-quinze-29321/.
Janson, H., Davies, P., Ronan, H., Constantino, M. and Pereira, F. (2010). A nova História da Arte de Janson. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Pt.wikipedia.org. (n.d.). Estilo Luís XV. Acedido em 7 de agosto de 2018, em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_Lu%C3%ADs_XV.



















No comments: