Arquitectura Modernista
Futurismo - 1907
Manisfestações artísticas:
Arquitectura, pintura, escultura, literatura, dança, etc.
Manisfesta-se na primeira vintena do séc. XX
Características teóricas:
·Progresso (visão futurista);
·Noção de velocidade;
·Máquina (admiração, edificação);
·Cidade/máquina;
·Anti-passado;
Aspecto arquitectónico:
·Cidade/máquina
Arquitecto Sant’Elia - fez vários projectos para representar a cidade/máquina, mas sem realizações.
Central Eléctrica
Edifício para cidade nova
Características técnicas:
·Utilização de materiais modernos (ferro, vidro, betão, etc) de modo a expressar a ligeireza e a plasticidade;
·Volumes arrojados e imaginativos, estruturados por linhas oblíquas ou elípticas que transmitissem a ideia de dinamismo;
·Isenção de decoração;
·Funcionalidade e racionalidade na estética arquitectónica, próxima da estética da era industrial.
Construtivismo Russo
c. 1917 -30
Áreas de aplicação:
Arquitectura, desenho industrial e publicidade
Caraterísticas formais:
·Utilização constante da geometria, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifas.
Características teóricas:
- Noção de vanguarda (Comum ao futurismo);
- Preocupações sociais:
- tentam exprimir na arquitectura a igualdade social que o próprio governo quer transmitir;
- Grandes complexos habitacionais;
- As novas formas são fundamentais para a arquitectura (caracter antiestética e funcionalista).
- Influência da pintura (suprematismo e cubismo);
- Anti-passado;
- Noção de progresso;
- Noção de velocidade;
- Máquina.
Muitos dos projectos e realizações habitacionais dos construtivistas baseiam-se nas propostas dos socialistas utópicos (Charles Fourier e Etienné Cabet)
As suas propostas raramente tiveram concretização.
Vença os brancos com foice vermelha - 1919
El lissitzky Arranha-Céus - 1923-25
Alexander Vesnin
Cartaz de El lissitzky
Neoplasticismo ou De Stijl
Anos 20
Características fundamentais:
- Influência do pintor Mondrian;
- Utilização de linhas geométricas simples;
- Utilização das cores primárias;
- Máquina;
- Higiene (paredes lisas e laváveis);
- Paz/Calma
Características formais:
- Utilização de linhas rectas;
- Superfícies planas e rectilíneas;
- Planta livre (quase sem divisões ou utilizando divisórias deslizantes);
- Isenção de ornamentação (pequenas notas de cor dadas pelos materiais).
Gerrit Rietveld
Casa Schroder, 1924
Piet Mondrian
Jacobus Johannes Pieter Oud
Cafe “De Unie” Rotterdam, 1925
Robert Van’t Hoff
Villa Henny
Bauhaus (Casa para a construção) - 1919-1933
União da Escola de Artes e Ofícios de Weimar (Van de Velde) com a Escola Superior de Artes Aplicadas.
Objectivos:
- Preocupações socializantes;
- Industrialização (máquina);
- Vanguarda;
- “Totalitarismo” artístico - faziam todo o tipo de trabalho;
- Anti-passado;
- Não é um movimento, mas uma escola.
Walter Gropius
Bauhaus em Dessau - exterior e interior
Área residencial - Bauhaus
Ludwig Mies van der Rohe
Pavilhão da Alemanha na Exposição Internacional de Barcelona
1928.
Reconstruido em 1984-86.
Antecedentes da Bauhaus
· Movimento “Arts and Crafts”
· Movimento “Art Nouveau”
· Visita à Inglaterra do arquitecto Hermann Muthesius.Estudo da planificação urbana e da política habitacional em Inglaterra, caracterizada pela simplicidade e funcionalidade.
· A Werkbund nasce em 1907 e com ela a nova profissão de designer industrial.Werkbund – associação de engenheiros, industriais e artesãos com vista a melhorar as qualidades operativas e estéticas dos objectos produzidos na Alemanha.Designer industrial = função social síntese da arte, artesanato e produção industrial.Principais representantes da Werkbund: Peter Behrens – 1º designer na verdadeira concepção da palavra.Director da Academia de Arte de Dusseldorf.Hermann Muthesius, arquitecto. Ligado a uma escola de artes e ofícios.Henri Van de Velde, arquitecto. Expoente máximo da Arte Nova. Director da Escola de Artes e Ofícios de Weimar.Walter Gropius, desenhador do atelier de Peter Behrens.
· Henri Van de Velde e Walter Gropius tem em comum o sonho de construir uma escola pública resultante da fusão de uma escola de artes e ofícios e de uma academia de arte.
· 1ª Grande Guerra. Van de Velde é obrigado a sair do país.
· Um ano depois da guerra, Walter Gropius dá forma ao sonho e cria a Bauhaus.
Bauhaus
· Pós-Guerra -Em 1919 nasce a escola de arquitectura e arte aplicada “Bauhaus”, que significa “casa em construção”. Fusão da escola de Artes e ofícios e da Academia de Arte de Weimar.
· Divisa – “arte e tecnologia –uma nova unidade” Gropius procurava criar uma arte capaz de alcançar com o mínimo de custo, o mais elevado nível artístico, ao mesmo tempo que visava criar objectos destinados a todas as classes sociais. Além disso, acreditava que aliando o ensino artesanal ao industrial e artístico, se poderia formar o artista completamente capaz de dominar todos os sectores de produção. Esta ideia é absolutamente utópica.
· Escola democrática, baseada num princípio de colaboração de professores e alunos. Viviam em comunidade na escola, durante todo o período de duração dos cursos.O ensino tinha três características principais:- O paralelismo entre o ensino teórico e prático, existente durante o curso trienal, o aluno estuda simultaneamente com dois mestres: o mestre artesão e o mestre do desenho.Os professores eram designados por mestres da forma ( os que ensinavam as teorias artísticas e estéticas) e mestres das oficinas ( os que ensinavam as técnicas e o respeito pelos materiais) .Alunos designavam-se por aprendizes.– O contacto continuo com a realidade do trabalho.Os alunos acompanhavam o objecto desde a concepção ideológica até a sua realização concreta. Eram fornecidos os modelos para a indústria.– A presença de mestres criadores.Não existe diferença entre artista e artesão.Procurava-se retirar à criação artística todo o caracter de excepção ou sublime para a integrar num ciclo normal de actividade e produção. A Bauhaus constituía a imagem emblemática de tentativa de sucessivas sínteses das instituições de ensino artístico, artesanal e técnico levadas a cabo por Van de Velde e Gropius.Esta escola foi durante 10 anos o mais importante centro criador da Europa.
· Directores da Bauhaus: Walter Gropius (1919-1928)Hannes Meyer (1928-1930)Mies Van der Rohe (1930-1933)
· Principais arquitectos, escultores, pintores e técnicos que participaram neste projecto:Oskar Schelemmer, escultorVassili Kandinsky, pintorPaul Klee, pintorLazlo Moholy-Nagy, pintor, fotografo e gráficoLyonel Feininger, pintorJohnannes Itten, pintorJosef Albers, 1º aluno a ser graduado pela Bauhaus e a tornar-se mestre Marcel Breuer, graduado pela Bauhaus
· Estrutura dos cursos:1. Curso preliminar, com a duração de seis meses. Desenvolvimento das capacidades criativas – auto expressão e experimentação de materiais.2. Trabalho de atelier, com a duração de 3 anos: metais, madeiras, cerâmica, tecelagem, tipografia, vitral, pedra e etc.3. Curso de aperfeiçoamento, com duração variável: arquitectura e investigação.
· A história da bauhaus divide-se em 2 períodos:1º Período (1919-1924) corresponde a um chamado ao artesanato. Gropius recupera o gosto pela produção artesanal que significava a qualidade, o empenho artístico contra a frieza da máquina. E tenta realizar uma passagem entre o trabalho artesanal e a indústria.2º Período (1925-1933) corresponde a um interesse pela produção industrial. Procura-se ultrapassar os tipos e processos da arte popular através de uma valorização ousada dos novos materiais e das novas tecnologias.
· Foi no âmbito da arquitectura que esta escola mais se destacou. Acabou com a polémica entre a decoração e fundo que a arte nova não conseguiu ultrapassar e situou-se na questão da operacionalidade do edifício que é exemplo a inserção do edifício no espaço urbano.
Cadeira de Marcel Breuer -2º período da BauhausCronologia dos antecedentes e da História da Bauhaus
- 1860- Fundação da Academia de Bela Artes da cidade de Weimar, Alemanha.
- 1896- Muthesius é destacado para Londres para estudar o Plano Urbano e Político da Inglaterra.
- 1902- Fundação do Instituto de Artes e Ofícios, de Weimar, pelo arquitecto Van de Velde.
- 1903- Fundação da Wienner Werkstatte conjunto de atelier e oficinas com venda própria de produtos.Peter Behrens é nomeado director da Escola de Artes e Ofícios de Dusseldorf.
- 1904- Muthesius publica o seu livro “A casa Inglesa”
- 1907- Muthesius funda a Werkbund em Weimar.Peter Behrens é contratado pela AEG como designer industrial.O Instituto de Artes e Ofícios de Weimar passa a escola pública.
- 1912- Walter Gropius torna-se membro da werkbund.
- 1914- Exposição da Werkbund em Colónia. Congresso onde Van de Velde e Gropius se opõem as ideias de Muntesius.Início da Grande Guerra.
- 1915- Van de Velde é visto como cidadão inimigo e deixa a Alemanha.
- 1916- É encerrado o Instituto de Artes e Ofícios, de Weimar.
- 1919- Publicação do manifesto Bauhaus e fusão da escola de Artes e ofícios e da Academia de Arte de Weimar.Entram para o quadro da escola Johnannes Itten e Lyonel Feininger. Seguidos de klee, Schlemmer, George Muche.
- 1921- Theo Van Doesburg publica a revista De Stijl.
- 1922- Kandinsky começa a leccionar na Bauhaus.
- 1923- Lazlo Moholy-Nagy entra para a Bauhaus para substituir Itten. Congresso da Werkbund teve lugar em Weimar em simultâneo com uma grande exposição de trabalhos da Bauhaus. Várias empresas alemãs fazem encomendas de trabalhos e projectos à Bauhaus, um dos alunos fica até responsável pelo projecto das notas de banco.
- 1924- Publicação do livro de Gropius sobre o nascimento e evolução da Bauhaus.Eleições em Weimar – levam a uma maioria do partido nazi. As convergências de ideais fazem com que esta escola tenha de se estabelecer em outro lugar.
- 1925- Bauhaus estabelece-se em Dessau com um currículo reformado.
- 1926- Finalizado o novo edifício da Bauhaus concebido por Gropius. A escola passa a ter outro nome Bauhaus-Escola Superior da Forma, deixa a assim de haver paralelismo entre os mestres da forma e das oficinas restabelecendo-se a tradicional diferença entre artistas e artesãos.
- 1927- Criada a secção de arquitectura no currículo da Bauhaus.
- 1928- Walter Gropius demite-se da Bauhaus e é substituido Hanes Meyer.
- 1930- Mies Ven der Rohe ocupa o lugar na direcção.
- 1931- A assembleia de Dessau é ocupada pelos nazis.
- 1932- Os nazis arrombam a escola e encerram-na. Mies Van Der Rohe reabre a escola em Berlim.
- 1933- Os nazis ocupam todo o país. A Bauhaus é definitivamente fechada.
- 1937- Lazlo Moholy-Nagy funda a Nova Bauhaus de Chicago.