Thursday, April 20, 2006

Funcionalismo

Arquitectura Modernista


Futurismo - 1907


Manisfestações artísticas:


Arquitectura, pintura, escultura, literatura, dança, etc.


Manisfesta-se na primeira vintena do séc. XX


Características teóricas:


·Progresso (visão futurista);


·Noção de velocidade;


·Máquina (admiração, edificação);


·Cidade/máquina;


·Anti-passado;


Aspecto arquitectónico:


·Cidade/máquina


Arquitecto Sant’Elia - fez vários projectos para representar a cidade/máquina, mas sem realizações.


SANT’ELIA Centrale elettrica


Central Eléctrica


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Edifício para cidade nova


Características técnicas:


·Utilização de materiais modernos (ferro, vidro, betão, etc) de modo a expressar a ligeireza e a plasticidade;


·Volumes arrojados e imaginativos, estruturados por linhas oblíquas ou elípticas que transmitissem a ideia de dinamismo;


·Isenção de decoração;


·Funcionalidade e racionalidade na estética arquitectónica, próxima da estética da era industrial.


Construtivismo Russo



c. 1917 -30


Áreas de aplicação:


Arquitectura, desenho industrial e publicidade

Caraterísticas formais:


·Utilização constante da geometria, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifas.


Características teóricas:




  • Noção de vanguarda (Comum ao futurismo);
  • Preocupações sociais:
    - tentam exprimir na arquitectura a igualdade social que o próprio governo quer transmitir;
    - Grandes complexos habitacionais;
    - As novas formas são fundamentais para a arquitectura (caracter antiestética e funcionalista).
  • Influência da pintura (suprematismo e cubismo);
  • Anti-passado;
  • Noção de progresso;
  • Noção de velocidade;
  • Máquina.


Muitos dos projectos e realizações habitacionais dos construtivistas baseiam-se nas propostas dos socialistas utópicos (Charles Fourier e Etienné Cabet)


As suas propostas raramente tiveram concretização.


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Vença os brancos com foice vermelha - 1919


el lissitzky: ’wolkenbügel’, 1924-1925


El lissitzky Arranha-Céus - 1923-25



Alexander Vesnin


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image006 Cartaz de El lissitzky


Neoplasticismo ou De Stijl



Anos 20


Características fundamentais:



  • Influência do pintor Mondrian;
  • Utilização de linhas geométricas simples;
  • Utilização das cores primárias;
  • Máquina;
  • Higiene (paredes lisas e laváveis);
  • Paz/Calma

Características formais:



  • Utilização de linhas rectas;
  • Superfícies planas e rectilíneas;
  • Planta livre (quase sem divisões ou utilizando divisórias deslizantes);
  • Isenção de ornamentação (pequenas notas de cor dadas pelos materiais).

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Gerrit Rietveld


Casa Schroder, 1924


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Piet Mondrian



Oud Jacobus Johannes Pieter - Cafe De Unie Rotterdam 1925


Jacobus Johannes Pieter Oud


Cafe “De Unie” Rotterdam, 1925


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Robert Van’t Hoff


Villa Henny


Bauhaus (Casa para a construção) - 1919-1933


União da Escola de Artes e Ofícios de Weimar (Van de Velde) com a Escola Superior de Artes Aplicadas.


Objectivos:



  • Preocupações socializantes;
  • Industrialização (máquina);
  • Vanguarda;
  • “Totalitarismo” artístico - faziam todo o tipo de trabalho;
  • Anti-passado;
  • Não é um movimento, mas uma escola.


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Walter Gropius


Bauhaus em Dessau - exterior e interior


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Área residencial - Bauhaus


Ludwig Mies van der Rohe: Pabellón Alemán de la Exposición Internacional de Barcelona.


Ludwig Mies van der Rohe


Pavilhão da Alemanha na Exposição Internacional de Barcelona
1928.
Reconstruido em 1984-86.

Antecedentes da Bauhaus
· Movimento “Arts and Crafts”
· Movimento “Art Nouveau”
· Visita à Inglaterra do arquitecto Hermann Muthesius.Estudo da planificação urbana e da política habitacional em Inglaterra, caracterizada pela simplicidade e funcionalidade.
· A Werkbund nasce em 1907 e com ela a nova profissão de designer industrial.Werkbund – associação de engenheiros, industriais e artesãos com vista a melhorar as qualidades operativas e estéticas dos objectos produzidos na Alemanha.Designer industrial = função social síntese da arte, artesanato e produção industrial.Principais representantes da Werkbund: Peter Behrens – 1º designer na verdadeira concepção da palavra.Director da Academia de Arte de Dusseldorf.Hermann Muthesius, arquitecto. Ligado a uma escola de artes e ofícios.Henri Van de Velde, arquitecto. Expoente máximo da Arte Nova. Director da Escola de Artes e Ofícios de Weimar.Walter Gropius, desenhador do atelier de Peter Behrens.
· Henri Van de Velde e Walter Gropius tem em comum o sonho de construir uma escola pública resultante da fusão de uma escola de artes e ofícios e de uma academia de arte.
· 1ª Grande Guerra. Van de Velde é obrigado a sair do país.
· Um ano depois da guerra, Walter Gropius dá forma ao sonho e cria a Bauhaus.

Bauhaus
· Pós-Guerra -Em 1919 nasce a escola de arquitectura e arte aplicada “Bauhaus”, que significa “casa em construção”. Fusão da escola de Artes e ofícios e da Academia de Arte de Weimar.
· Divisa – “arte e tecnologia –uma nova unidade” Gropius procurava criar uma arte capaz de alcançar com o mínimo de custo, o mais elevado nível artístico, ao mesmo tempo que visava criar objectos destinados a todas as classes sociais. Além disso, acreditava que aliando o ensino artesanal ao industrial e artístico, se poderia formar o artista completamente capaz de dominar todos os sectores de produção. Esta ideia é absolutamente utópica.
· Escola democrática, baseada num princípio de colaboração de professores e alunos. Viviam em comunidade na escola, durante todo o período de duração dos cursos.O ensino tinha três características principais:- O paralelismo entre o ensino teórico e prático, existente durante o curso trienal, o aluno estuda simultaneamente com dois mestres: o mestre artesão e o mestre do desenho.Os professores eram designados por mestres da forma ( os que ensinavam as teorias artísticas e estéticas) e mestres das oficinas ( os que ensinavam as técnicas e o respeito pelos materiais) .Alunos designavam-se por aprendizes.– O contacto continuo com a realidade do trabalho.Os alunos acompanhavam o objecto desde a concepção ideológica até a sua realização concreta. Eram fornecidos os modelos para a indústria.– A presença de mestres criadores.Não existe diferença entre artista e artesão.Procurava-se retirar à criação artística todo o caracter de excepção ou sublime para a integrar num ciclo normal de actividade e produção. A Bauhaus constituía a imagem emblemática de tentativa de sucessivas sínteses das instituições de ensino artístico, artesanal e técnico levadas a cabo por Van de Velde e Gropius.Esta escola foi durante 10 anos o mais importante centro criador da Europa.
· Directores da Bauhaus: Walter Gropius (1919-1928)Hannes Meyer (1928-1930)Mies Van der Rohe (1930-1933)
· Principais arquitectos, escultores, pintores e técnicos que participaram neste projecto:Oskar Schelemmer, escultorVassili Kandinsky, pintorPaul Klee, pintorLazlo Moholy-Nagy, pintor, fotografo e gráficoLyonel Feininger, pintorJohnannes Itten, pintorJosef Albers, 1º aluno a ser graduado pela Bauhaus e a tornar-se mestre Marcel Breuer, graduado pela Bauhaus
· Estrutura dos cursos:1. Curso preliminar, com a duração de seis meses. Desenvolvimento das capacidades criativas – auto expressão e experimentação de materiais.2. Trabalho de atelier, com a duração de 3 anos: metais, madeiras, cerâmica, tecelagem, tipografia, vitral, pedra e etc.3. Curso de aperfeiçoamento, com duração variável: arquitectura e investigação.
· A história da bauhaus divide-se em 2 períodos:1º Período (1919-1924) corresponde a um chamado ao artesanato. Gropius recupera o gosto pela produção artesanal que significava a qualidade, o empenho artístico contra a frieza da máquina. E tenta realizar uma passagem entre o trabalho artesanal e a indústria.2º Período (1925-1933) corresponde a um interesse pela produção industrial. Procura-se ultrapassar os tipos e processos da arte popular através de uma valorização ousada dos novos materiais e das novas tecnologias.
· Foi no âmbito da arquitectura que esta escola mais se destacou. Acabou com a polémica entre a decoração e fundo que a arte nova não conseguiu ultrapassar e situou-se na questão da operacionalidade do edifício que é exemplo a inserção do edifício no espaço urbano.

Cadeira de Marcel Breuer -2º período da BauhausCronologia dos antecedentes e da História da Bauhaus
- 1860- Fundação da Academia de Bela Artes da cidade de Weimar, Alemanha.
- 1896- Muthesius é destacado para Londres para estudar o Plano Urbano e Político da Inglaterra.
- 1902- Fundação do Instituto de Artes e Ofícios, de Weimar, pelo arquitecto Van de Velde.
- 1903- Fundação da Wienner Werkstatte conjunto de atelier e oficinas com venda própria de produtos.Peter Behrens é nomeado director da Escola de Artes e Ofícios de Dusseldorf.
- 1904- Muthesius publica o seu livro “A casa Inglesa”
- 1907- Muthesius funda a Werkbund em Weimar.Peter Behrens é contratado pela AEG como designer industrial.O Instituto de Artes e Ofícios de Weimar passa a escola pública.
- 1912- Walter Gropius torna-se membro da werkbund.
- 1914- Exposição da Werkbund em Colónia. Congresso onde Van de Velde e Gropius se opõem as ideias de Muntesius.Início da Grande Guerra.
- 1915- Van de Velde é visto como cidadão inimigo e deixa a Alemanha.
- 1916- É encerrado o Instituto de Artes e Ofícios, de Weimar.
- 1919- Publicação do manifesto Bauhaus e fusão da escola de Artes e ofícios e da Academia de Arte de Weimar.Entram para o quadro da escola Johnannes Itten e Lyonel Feininger. Seguidos de klee, Schlemmer, George Muche.
- 1921- Theo Van Doesburg publica a revista De Stijl.
- 1922- Kandinsky começa a leccionar na Bauhaus.
- 1923- Lazlo Moholy-Nagy entra para a Bauhaus para substituir Itten. Congresso da Werkbund teve lugar em Weimar em simultâneo com uma grande exposição de trabalhos da Bauhaus. Várias empresas alemãs fazem encomendas de trabalhos e projectos à Bauhaus, um dos alunos fica até responsável pelo projecto das notas de banco.
- 1924- Publicação do livro de Gropius sobre o nascimento e evolução da Bauhaus.Eleições em Weimar – levam a uma maioria do partido nazi. As convergências de ideais fazem com que esta escola tenha de se estabelecer em outro lugar.
- 1925- Bauhaus estabelece-se em Dessau com um currículo reformado.
- 1926- Finalizado o novo edifício da Bauhaus concebido por Gropius. A escola passa a ter outro nome Bauhaus-Escola Superior da Forma, deixa a assim de haver paralelismo entre os mestres da forma e das oficinas restabelecendo-se a tradicional diferença entre artistas e artesãos.
- 1927- Criada a secção de arquitectura no currículo da Bauhaus.
- 1928- Walter Gropius demite-se da Bauhaus e é substituido Hanes Meyer.
- 1930- Mies Ven der Rohe ocupa o lugar na direcção.
- 1931- A assembleia de Dessau é ocupada pelos nazis.
- 1932- Os nazis arrombam a escola e encerram-na. Mies Van Der Rohe reabre a escola em Berlim.
- 1933- Os nazis ocupam todo o país. A Bauhaus é definitivamente fechada.
- 1937- Lazlo Moholy-Nagy funda a Nova Bauhaus de Chicago.

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