HISTÓRIA DA ARTE
GRUPO I
Figura 1 - Giacomo Balla, Luz eléctrica
Observe com atenção a figura 1 e leia o seguinte texto.
“ Tudo se move, tudo corre, tudo muda rapidamente. Uma figura nunca aparece estática a nossa frente, mas aparece e desaparece, incessantemente. Pela persistência das imagens na retina, as coisas em movimento multiplicam-se, deformam-se, sucedendo-se comovibrações no espaço que percorrem.
A dor de um homem é tão interessante para nós como uma lâmpada eléctrica…”
- Apresente as principais propostas teóricas veiculadas pelos vários Manifestos Futuristas.
GRUPO II
(Resposta Obrigatória)
- “Os fauvistas distinguem-se dos expressionistas pela apresentação de propostas de índole plástica centradas na utilização da cor nos seus tons puros”.
Comente a frase, tendo em atenção as principais caracteerísticas deste movimento de vanguarda dos principios do séc. XX.
(Resposta Obrigatória)
Figura 2 - Almada Negreiros, O Beijo 1915
“ Consegui, inspirado na revelação de Marinetti e apoiado no genial optimismo da minha juventude, transpor essa bitola de insipidez que se gasta em Lisboa inteira, e atingir ante a curiosidade da plateia a expressão da intensidade da vida moderna, sem dúvida de todas as revelações a que é mais distante de Portugal”
1.Saliente a importância da Obra de Almada Negreiros para o Modernismo Português..
GRUPO IV
(Respostas em alternativa)
1.
Figura 3 - Pablo Picasso, Pães e Taça com frutos sobre uma mesa, 1909
(…) Notei que a pintura tem um valor autónomo independente da descrição objectiva das coisas. Perguntei a mim mesmo se não deviam pintar as coisas como as conhecemos e não como as vemos (…).
Picasso, Cartas, 1926
1.Explique em que medida esta frase resume a problemática do Cubismo.
- Integre a obra da figura 3 numa das fases do Cubismo. Justifique.
2.
Figura 4 - Vicent Van Gogh, Retrato do pintor e poeta belga Boch, 1888
“ Não sei se alguém falou já à minha frente da cor sugestiva. Dar-te.ei um exemplo: eu vou fazer o retrato de um amigo, um artista, um sonhador: este homem será louro e eu desejo reproduzir no quadro toda a minha admiração, todo o amor que tenho por ele. Começarei, portanto, por pintá-lo como ele é, tão fielmente quando possível. Mas o quadro não fica pronto ainda. Para o acabar vou tornar-me num colorista arbitrário: exagero o louro dos cabelos e chego aos tons laranja, ao amarelo-crômio, à cor de limão clara. Por detrás da cabeça, em vez da habitual parede do quadro vulgar, pinto o infinito. Faço um fundo azul mais forte que sou capaz e ,assim, a cabeça loura e luminosa sobre o plano de fundo recebe da riqueza do azul um efeito místico, como uma estreia no azul profundo do céu.”
V. Van Gogh, citado por Walter Hess, in Documentos para a Compreensão da Pintura Moderna
1.Após observar a figura e ler o texto de Van Gogh, refira o que neles existe de ruptura com o Impressionismo.
2.Caracterize o expressionismo e refira as suas principais correntes que o integram.
Critérios de Correcção:
Grupo I (40 pontos)
1.Breve introdução ao movimento futurista.
As principais propostas teóricas veiculadas pelos Manifestos Futuristas: elogio do movimento, da velocidade, da energia (luz eléctrica, máquina); afirmação da contemporaneidade; recusa da tradição e do academismo; elogio da Guerra.
Grupo II (40 pontos)
1.Comentar a frase tendo em conta as principais características do Fauvismo - Por volta de 1905. jovens pintores desenvolvem um estilo radicalmente novo, de cor violenta e ousadas distorções. Os “fauves” tinham a uni-los um sentimento de libertação e o gosto de uma nova experiência estética: planos de cores lisas e fortes, contornos grossos, ausência de perspectiva e o sabor “algo primitivo” das formas, influenciado por Cezanne, Gauguin, Van Gogh e pela pintura japonesa.
Grupo III (40 pontos)
Almada Negreiros como o grande teórico e elemento agregador dos modernistas portugueses ligados ao Futurismo e ao grupo Orpheu, nos quais se salientaram as figuras como Amadeo de Souza-Cardoso, Santa Rita Pintor, Fernando Pessoa.
Desenvolveu uma pintura entre a Arte Nova e o Abstraccionismo, entre a modernidade futurista e as raízes portuguesas.
Tem influência do poeta Marinetti.
Expõe com os Humoristas e com os Modernistas.
Interessa-se pelo Ballet devido à permanência em Lisboa dos Ballets russos, em 1917. A sua obra também inclui a coreografia de vários bailados.
Grupo IV
1.1Entendimento do Cubismo como principal corrente artística da Modernidade, desenvolvida a partir da herança pós-impressionista de Cézanne, e como um processo de evolução ao nível teórico, plástico e técnico (fim da tradição naturalista, da representação da perspectiva tridimensional e apresentação da relação espaço/tempo através de uma nova geometria estruturante).
(40 pontos)
1.2Fase Cézanniana (1907-1909). Caracterizada pela exploração da herança de Cézanne, através da procura da estrutura oculta dos objectos e da sua decomposição em formas geométricas. Linhas de contorno quebradas. Influência da arte negra. Destruição da perspectiva renascentista.
(40 pontos)
2.1Concepção da pintura como meio de expressão de emoções, em oposição à pintura impressionista, forma de representação de sensações; “arbitrariedade” no uso expressivo da cor, em oposição à utilização científica da cor; acentuação da forma, em oposição à sua desmaterialização.
(40 pontos)
2.2Movimento com desenvolvimento na Alemanha, no início do século XX, até 1933 (ascensão dos Nazis ao poder). Alarga-se aos países nórdicos e à Áustria, tendo em França o Fauvismo como manifestação artística mais próxima. Die Bruke e Der Blaue Reiter são os dois principais grupos, representando os dois momentos fundamentais do Expressionismo Alemão. O Expressionismo assume a influência das obras de Munch e de Van Gogh. Revela uma atitude crítica perante aquilo que considera ser uma crise de valores da sociedade do seu tempo (temas), valorizando a arte primitiva e a arte negra. A pincelada larga, as cores violentas, a simplificação das composições, a brutalização das formas, caracterizam a plástica expressionista.
(40 pontos)
* nomeadamente: “Bailado de Encantamento”, “A Princesa dos Sapatos de Ferro” e “O Jardim de Pierrette”.
Na revista Portugal Futurista, editada em 1917, Almada Negreiros e o arquitecto José Pacheco anunciavam a chegada a Lisboa da companhia de dança Les Ballets Russes, que influenciariam a obra do artista. O elogio, sob a forma de manifesto muito ao gosto da época, rezava assim:
"Escuta: OS BAILADOS RUSSOS estão em Lisboa! Isto quer dizer: Uma das mais bellas étapes da civilização da Europa Moderna está na nossa terra!"
Os Ballets Russes representavam para Almada e para os futuristas uma suprema manifestação de arte incorporando nas suas criações trabalhos de artistas como Picasso, que fazia figurinos para a companhia, os coreógrafos e bailarinos Nijinsky e Massine e ainda o compositor Stravinsky.
Nota:
Os critérios de correcção são comuns a todos os testes.
Estes critérios são acompanhados pelos itens de correcção que estabelecem um padrão básico dos conteúdos mais importantes a salientar em cada resposta.
Aspectos fundamentais a ter em conta:
- Enquadramento histórico/artístico;
- Valorização dos conteúdos científicos globais;
- Rigor científico;
- Valorização dos conteúdos científicos especifícos;
- Objectividade e clareza das respostas;
- Capacidade de leitura da obra e compreensão dos textos;
- Domínio da terminologia específica.
Nos testes de consulta será analisada a capacidade de sintese expressa na resposta.
No comments:
Post a Comment