HISTÓRIA DA ARTE
TESTE DE AVALIAÇÃO SUMATIVA(Com Consulta)
12º ANO Turma 4
Ano Lectivo 2005/06
GRUPO I
(Respostas Obrigatórias)
Figura 1 - Amadeo de Souza Cardoso, Cozinha de Manhufe, 1913
“Eu não sigo escola alguma. As escolas morreram. Nós, os novos, só procuramos agora a originalidade. Sou impressionista, cubista, futurista, abstraccionista? De tudo um pouco.”
Amadeo Souza Cardoso, jornal O Dia , 1916
- Indique as caracteristicas que fizeram do Cubismo uma das mais importantes vanguardas artísticas do séc. XX.
- Refira a importância de Amadeo de Souza Cardoso na introdução do Modernismo em Portugal.
GRUPO II
“Um quadro deve ser uma criação harmoniosa e estimulante encarregada de criar no espectador um estado de felicidade”
Citação de Matisse
- Integre a obra de Henri Matisse no contexto artístico do início do século XX.
- Refira as caracteristicas dos principais grupos que integraram o Expressionismo Alemão, assim como os nomes dos vários artistas plásticos pertencentes a cada um deles.
Grupo III
(Respostas obrigatórias)
1.
1.1Enuncie as principais características do Futurismo enquanto movimento artístico do início do séc. XX.
1.2Refira o nome de dois artistas plásticos portugueses que tenham integrado o Futurismo. Justifique.
Fim
Critérios de Correcção:
Grupo I
(36 pontos)
1.O Cubismo é iniciado em 1907;
Foi criado por Pablo Picasso e Georges Braque, sendo posteriormente desenvolvido por Juan Gris;
Procura uma nova forma de representação pictórica da realidade objectiva;
Tem influência de Cézanne e da arte africana (escultura);
As formas são simplificadas e existe uma procura da estrutura dos objectos.
Divide-se em três fases:
- Cezanniana, primeira etapa do cubismo, na qual as pinturas possuem grandes superfícies planas e todos os objectos são reduzidos a formas geométricas como cones, esferas e cilindros.
- A Analítica que decompõe os objectos e a sua relação com o espaço, observados de diferentes e sucessivos pontos de vista (introdução da dimensão tempo na pintura), traduzidos por múltiplos planos/facetas (abandono da perspectiva linear da pintura tradicional), em telas onde as cores se reduzem a tons neutros.
- Com as colagens de materiais diversos e, ainda, dos papier-collés, inicia-se a fase final, a Sintética, em que se pretende dar uma imagem sintética dos objectos, das suas formas essenciais e da sua matéria.
O quadro é cada vez mais um objecto artístico por si mesmo, e não a representação de uma realidade que lhe é exterior. A experiência cubista teve repercussões em todos os domínios da arte. Dela partiram outras experiências, como a do Futurismo, do Orfismo, da vanguarda russa (Cubo-Futurismo), do Dadaismo e do Abstraccionismo.
2.Amadeo de Souza-Cardoso foi um dos primeiros pintores portugueses do início do séc. XX a manifestar um vanguardismo em sintonia com o que se passava em paris (onde esteve entre 1906 e 1914).
Foi autor de obras e responsável por atitudes futuristas que animavam o país entre 1915 e 1917, período que marcou o culminar do primeiro vanguardismo - movimento de excepção num meio artístico e cultural conservador que era o português.
Passou pelo entendimento do Cubismo, explorando as possibilidades expressivas do geometrismo cubo-futurista, chegou depois a manifestações precursoras do Purismo; enveredou também por experiências abstractizantes (umas próximas do Orfismo de Delaunay, outras semelhantes ao Pontilhismo de Severini), interessou-se, ainda, pelo pólo oposto do Cubismo - o Expressionismo. Conjugou, depois, a energia das formas de origem cubo-futurista e a energia das cores oriundas do expressionismo e da arte popular. Finalmente, nos seus últimos quadros, confrontou elementos de todas as linguagens experimentadas numa mistura explosiva e num humor provocatório, pelo que pode ser considerado um precursor das experiências dadaistas. Pela importância da sua obra, que fez dele o único artista português a expor nos meios vanguardistas estrangeiros (na Galeria Der Sturm, de Berlim e na Armony Show, nos EUA), poderia ter tido muito maior influência no meio artístico português do pós Primeira Guerra, não for a a sua morte prematura, em 1918.
(34 pontos)
Grupo II
1.Lider do grupo (Fauvismo) que, influenciado pelo Pós-Impressionismo (Van Gogh e Gauguin) recusa a pintura académica. Primeira exposição de Outono, em 1905. Importância da cor (tons puros) como expressão directa da emoção do pintor, afirmando a autonomia dos valores pásticos. Simplificação das formas, por influência do sintetismo.
2.Movimento com desenvolvimento na Alemanha, no início do século XX, até 1933 (ascensão dos Nazis ao poder). Alarga-se aos países nórdicos e à Áustria, tendo em França o Fauvismo como manifestação artística mais próxima. Die Bruke e Der Blaue Reiter são os dois principais grupos, representando os dois momentos fundamentais do Expressionismo Alemão. O Expressionismo assume a influência das obras de Munch e de Van Gogh. Revela uma atitude crítica perante aquilo que considera ser uma crise de valores da sociedade do seu tempo, valorizando a arte primitiva e a arte negra. A pincelada larga, as cores violentas, a simplificação das composições, a brutalização das formas, caracterizam a plástica expressionista.
Dois grandes grupos integraram o Expressionismo Alemão:
Die Brucke (A Ponte), fundado em Dresden, em 1905, muito influenciado pela pintura de Van Gogh e E. Munch,
Artistas - E. Kirchner, E. Heckel, K. Schmidt-Rottluff, Bleyl, E. Nolde;
Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), fundado em Munique, em 1911 - Wassily Kandinsky, Franz Marc, A. Macke, Gabrielle Munter, Paul Klee.
(70 pontos)
Grupo III
1.
1.1 Movimento de origem italiana que , a partir do manifesto de Marinetti, publicado em 1909 (reformulado em Paris em 1910), e como o nome indica, faz apologia do futuro, negando o passado. Importância do progresso comotemática a privilegiar (máquina, movimento, acção). Para tal, recorre à representação simultânea de diferentes pontos de vista, numa decomposição de formas e de planos que se aproxima do Cubismo, dele se diferenciando, no entanto, pelo grande dinamismo das suas composições.
1.2 Amadeo de Souza Cardoso, Almada Negreiros e/ou Santa-Rita Pintor. Justificar devidamente.
(60 pontos)
Nota:
Os critérios de correcção são comuns a todos os testes.
Estes critérios são acompanhados pelos itens de correcção que estabelecem um padrão básico dos conteúdos mais importantes a salientar em cada resposta.
Aspectos fundamentais a ter em conta:
- Enquadramento histórico/artístico;
- Valorização dos conteúdos científicos globais;
- Rigor científico;
- Valorização dos conteúdos científicos especifícos;
- Objectividade e clareza das respostas;
- Capacidade de leitura da obra e compreensão dos textos;
- Domínio da terminologia específica.
Nos testes de consulta será analisada a capacidade de sintese expressa na resposta.
No comments:
Post a Comment