Enquadramento histórico:
O Romantismo
c. 1820-1850 d.c.
1. O Romantismo
representa a primeira ruptura com a tradição clássica e representa uma critica ao presente.
coloca as ideias e os sentimentos acima da razão.
As emoções podem ser livremente expressas, regressa-se aos impulsos naturais, há um regressoa natureza que é expressa por exemplo nos jardins à Inglesa – imitação da natureza no seu estado selvagem, caminhos sinuosos, ruinas, etc.
É o primeiro período da exaltação do nacionalismo, no qual surgem a criação de novos paises ou da independencia antigos que estavam dominados por forças imperiais:
Aparecimento da Grécia como país moderno (Turcos);
Bélgica que não existia;
Unificação de alguns estados como a Itália e a Alemanha;
Independencia dos paises da Africa do Sul.
O Nacionalismo procura as tradições populares.
O Romantismo vai realibitar a Idade Média, surge o Neo-gótico.
Tendência para os revivalismo ou historicismos.
No entanto os ideais romanticos levam a duas contradições:
1. Ao desenvolviemnto de valores individuais– “o Culto do eu”, em contradição com a ideologia da Revolução Francesa.
2. O séc. XIX é uma época de progresso em oposição ao aparecimento dos revivalismos.
O artista:
O Artsita do Romantismo que se preza é aquele que viaja.
Os pintores criam universos imáginarios, onde o fantástico e o sonho são tidos como realidades possiveis.
O acto da criação é considerado mais importante que o domínio da tecnica.
Os temas inspiram-se em civilizações exóticas (ex. Marrocos), culturas consideradas marginais (africana e cigana), representação de animais selvagens e temas orientalizantes.
O Imaginário, o patético e o sublime combinam-se no ideário romantico.
Arquitectura Romântica
1º estilo – neogótico, surgem em meados do séc. XVIII, mas os arquitectos ainda não tem conhecimentos profundos sobre a arquitectura medieval.
Arquitecto Horance Walpole (1717- 1785)
|
James Wyatt (1748-1813)
|
No final do séc. XVIII surgem os priemiros teóricos da arte gótica:
O desenhador Auguste Pugin (1762-1832) e seu filho o arquitecto August Pugin(1812-1852) e o teorico Jonh Ruskin (1819-1900) que defendia o gótico, mas eram absolutamente contra a máquina e a ideologia que a industrialização trazia progresso.
Os franceses como o escritor Chateaubriand (1768-1848) e o arquietecto Viollet-le-Duc (1814-1848) defendem o gótico, este ultimo é apaixonado pelo gótico. É um grande estudioso e faz imensos restauros em igrejas e castelos medievais. É adepto da máquina e prevê a possibilidade de construir aranha-ceus.
Viollet-le-Duc
Restauros nas muralhas da cidade de Carcassonne
Durante 8 anos, o arquitecto estuda as ruinas das muralhas da cidade para proceder a sua recuperação.
Outros trabalhos de restauro deste arquitecto:
Notre-Dame de Paris (Jean-Baptiste- Antoine Lassus), Santa Madalena de Vézelay e o Castelo de Pierrefonds.
O neogótico surge em vários edificios da Europa e
dos E.U.A.
|
|
Inglaterra
Palácio do Parlamento – arquitectos Charles Barry (1795-1860) e August Pugin
França
Franz Christian Gau e Théodore Ballu
Igreja de santa Clotilde
Alemanha
Catedral de Colónia, alemanha
Iniciada em 1248 e terminada em 1880
Georg Von Dollmann
Castelo Neuschwanstein,
Surgem o neo-românico, o neo-arabe, neo-bizantino, o neo-renascentista, o neo-barroco, o neo-rococó e etc.
Surge o ecletismo – analoga a todos os estilos.
A Burguesia era a principal cliente e cultivava a excentricidade.
O arquitecto utiliza o estilo consoante a encomenda.
|
|
|
No comments:
Post a Comment