Pós-romantismo em França
O Realismo
A Pintura
Enquadramento histórico-cultural
O Realismo
Surgiu em França em c. 1830-1840
Prevaleceu na França até 1880 e estendeu-se pela Europa e pelos outros continentes.
Foi influenciado pelas transformações que ocorreram a nível económico, político, social e científico.
Vivia-se a 2ª fase da Revolução Industrial, período marcado pelo clima de euforia e progresso material decorrente das inúmeras invenções.
Paralelamente, vivia-se uma fase de elevado desemprego. As pessoas que tinham uma grande dificuldade de sobrevivência.
nMotivados pelos ideais do socialismo, os operários procuraram organizar-se politicamente. Fundaram associações trabalhistas e passaram a exigir melhores condições de trabalho e de vida.
Os intelectuais e artistas simpatizantes dos movimentos populares foram perseguidos, entre eles o pintor Millet.
No entanto, os benefícios não se reflectiram nas camadas mais pobres, que, ao contrário, passaram a sofrer uma condição social cada vez mais degradada.
No âmbito cultural, ocorreu uma verdadeira efervescência de ideias.
Surgiram várias correntes científicas e filosóficas. Entre elas o Positivismo, de Augusto Comte, para o qual o único conhecimento válido é o conhecimento positivo, ou seja, proveniente das ciências.
Apareceu também o Determinismo, de Hippolyte Taine (o comportamento humano é determinado por três factores: o meio, a raça e o momento histórico)
No campo da ciência, Charles Darwin apresenta a "lei da selecção natural", segundo a qual a natureza ou o meio seleccionam entre os seres vivos, as variações que estão destinadas a sobreviver e a perpetuar-se, sendo eliminados os mais fracos.
Os artistas, diante desse quadro de mudança de ideias e da sociedade, sentiram a necessidade de criar uma arte adaptada à nova realidade, capaz de abordá-la de modo mais objectivo e realista do que até então era comum no Romantismo.
O movimento procurava atender às necessidades impostas pelo novo contexto histórico-cultural, através do combate a toda a forma romântica e idealizada de ver a realidade, a crítica à sociedade e à falsidade de seus valores e instituições (Estado, Igreja, casamento, família).
Esse era o mundo real de Millet. O Realismo influenciou muitos outros artistas.
Os artistas sentiram a necessidade de retratar a realidade da vida moderna, os problemas e costumes das classes média e baixa, não a vida inspirada em modelos do passado.
Os artistas retratavam as desigualdades da condição humana no advento da revolução industrial.
Caracteristicas do Realismo:
Realismo inspirava-se na realidade concreta e representava-a detalhadamente.
A frase que melhor define o Realismo é atribuída a Coubert:
"Não posso pintar um anjo, se nunca vi nenhum".
Tendências do realismo:
Realismo histórico; Realismo de “Género” e Realismo paisagístico.
Técnica:
Fidelidade à realidade.
Utilização de uma pincelada livre muito próxima de um esboço.
Representação da figura humana de forma real (fidelidade à anatomia).
Gustave Coubert (1819-1877)
Teorizador do Realismo e o mais realista de todos os artistas.
Temas: Paisagem, retrato e auto retratos.
Composições simples, mas de grandes dimensões.
A sua cor e o seu desenho são sólidos e opacos.
Jean François Millet (1814-1875)
Millet mostrou prematuramente os seus dons para a pintura. Em 1840 foi convidado para uma exibição no Salon, patrocinado pelo governo francês, onde teve boa aceitação. Após a revolução de 1848 foi perseguido pelas suas tendências socialistas.
Jean François Millet (1814-1875)
Representou o quotidiano dos camponeses.
São paisagens bucólicas, com alguma tristeza, onde prevalece um clima de introspecção.
Está ligado à Escola de Barbizon
Honoré Daumier (1808-1879)
Caricaturista com uma forte vocação para o esboço rápido.
Nas suas telas de pequenas dimensões, apresenta uma expressividade influenciada por Rembrandt ou Goya. É romântico nas suas concepções, mas apresenta algumas telas realistas.
Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875)
Foi o mais naturalista dos pintores de paisagens.
Representa paisagens citadinas e rurais.
A partir de 1845, a sua pintura apresenta uma neblina ligeira sobre um céu luminoso.
É evidente na sua pintura, o conhecimento artístico adquirido em Itália.
Está ligado à Escola de Barbizon, mas nunca lhe pertenceu.
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