Thursday, December 08, 2005

O Realismo na pintura

Pós-romantismo em França
O Realismo

A Pintura

 

Enquadramento histórico-cultural

O Realismo

Surgiu em França em c. 1830-1840

Prevaleceu na França até 1880 e estendeu-se pela Europa e pelos outros continentes.

Foi influenciado pelas transformações que ocorreram a nível económico, político, social e científico.

Vivia-se a 2ª fase da Revolução Industrial, período marcado pelo clima de euforia e progresso material decorrente das inúmeras invenções.

Paralelamente, vivia-se uma fase de elevado desemprego. As pessoas que tinham uma grande dificuldade de sobrevivência.

nMotivados pelos ideais do socialismo, os operários procuraram organizar-se politicamente. Fundaram associações trabalhistas e passaram a exigir melhores condições de trabalho e de vida.

Os intelectuais e artistas simpatizantes dos movimentos populares foram perseguidos, entre eles o pintor Millet.

No entanto, os benefícios não se reflectiram nas camadas mais pobres, que, ao contrário, passaram a sofrer uma condição social cada vez mais degradada.

No âmbito cultural, ocorreu uma verdadeira efervescência de ideias.

Surgiram várias correntes científicas e filosóficas. Entre elas o Positivismo, de Augusto Comte, para o qual o único conhecimento válido é o conhecimento positivo, ou seja, proveniente das ciências.

Apareceu também o Determinismo, de Hippolyte Taine (o comportamento humano é determinado por três factores: o meio, a raça e o momento histórico)

No campo da ciência, Charles Darwin apresenta a "lei da selecção natural", segundo a qual a natureza ou o meio seleccionam entre os seres vivos, as variações que estão destinadas a sobreviver e a perpetuar-se, sendo eliminados os mais fracos.

Os artistas, diante desse quadro de mudança de ideias e da sociedade, sentiram a necessidade de criar uma arte adaptada à nova realidade, capaz de abordá-la de modo mais objectivo e realista do que até então era comum no Romantismo.

O movimento procurava atender às necessidades impostas pelo novo contexto histórico-cultural, através do combate a toda a forma romântica e idealizada de ver a realidade, a crítica à sociedade e à falsidade de seus valores e instituições (Estado, Igreja, casamento, família).

Esse era o mundo real de Millet. O Realismo influenciou muitos outros artistas.

Os artistas sentiram a necessidade de retratar a realidade da vida moderna, os problemas e costumes das classes média e baixa, não a vida inspirada em modelos do passado.

Os artistas retratavam as desigualdades da condição humana no advento da revolução industrial.

Caracteristicas do Realismo:

Realismo inspirava-se na realidade concreta e representava-a detalhadamente.

A frase que melhor define o Realismo é atribuída a Coubert:
"Não posso pintar um anjo, se nunca vi nenhum".

Tendências do realismo:

Realismo histórico; Realismo de “Género” e Realismo paisagístico.

Técnica:

Fidelidade à realidade.

Utilização de uma pincelada livre muito próxima de um esboço.

Representação da figura humana de forma real (fidelidade à anatomia).

Gustave Coubert (1819-1877)

Teorizador do Realismo e o mais realista de todos os artistas.

Temas: Paisagem, retrato e auto retratos.

Composições simples, mas de grandes dimensões.

A sua cor e o seu desenho são sólidos e opacos.

 

Jean François Millet (1814-1875)

Millet mostrou prematuramente os seus dons para a pintura. Em 1840 foi convidado para uma exibição no Salon, patrocinado pelo governo francês, onde teve boa aceitação. Após a revolução de 1848 foi perseguido pelas suas tendências socialistas.

Jean François Millet (1814-1875)

Representou o quotidiano dos camponeses.

São paisagens bucólicas, com alguma tristeza, onde prevalece um clima de introspecção.

Está ligado à Escola de Barbizon

Honoré Daumier (1808-1879)

Caricaturista com uma forte vocação para o esboço rápido.

Nas suas telas de pequenas dimensões, apresenta uma expressividade influenciada por Rembrandt ou Goya. É romântico nas suas concepções, mas apresenta algumas telas realistas.

Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875)

Foi o mais naturalista dos pintores de paisagens.

Representa paisagens citadinas e rurais.

A partir de 1845, a sua pintura apresenta uma neblina ligeira sobre um céu luminoso.

É evidente na sua pintura, o conhecimento artístico adquirido em Itália.

Está ligado à Escola de Barbizon, mas nunca lhe pertenceu.

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