Thursday, December 08, 2005

Pintura Romântica

Características:

Influência – a pintura pré-romântica do séc. XVIII e o movimento dos nazarenos (artistas alemães que reagiram contra ao rigor do neoclassicismo e que são adeptos da pintura mística de inspiração cristã).

Temática:

Literatura (especialmente os romances medievais);

Acontecimentos trágicos, heróicos ou épicos da realidade;

Mitologia cristã e nórdica;

O mundo do sonho;

A natureza (representação de animais selvagens e paisagens);

Temas orientalizantes e exóticos;

Retratos psicológicos.

Técnica:

Importância da cor;

Contrastes cromáticos;

Utilização do claro-escuro;

Pincelada larga, fluida, vigorosa e espontânea;

A luz era direccionada para a zona do quadro que se queria evidenciar.

Estrutura:

Linhas obliquas;

Linhas sinuosas.

Estados Unidos

Benjamin West (1738-1820)

A Morte do General Wolfe

1770

Óleo sobre tela

152.6 x 214.5 cm

National Gallery of Canada, Ottawa

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  • Cerco do Quebec (guerra dos franceses contra os peles vermelhas);
  • Figuras com trajes contemporâneos;
  • As expressões e atitudes das figuras são “heróicas”.
  • Representa a transferência da devoção religiosa para o sentimento de nacionalismo.

John Singleton Copley (1738-1815)

Mrs. Thomas Boylston

1766

128x103 cm

Fogg Art Museum, Harvard University,

Cambridge, Massachusetts

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  • Retrato exacto e sóbrio.

Watson e o Tubarão

1778

184x229 cm

Museum of Fine Arts,

Boston

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  • Watson é atacado por um enorme tubarão, enquanto nadava no Porto de Havana.
  • O pintor serviu-se das características da pintura barroca para captar a atenção do espectador.
  • O tubarão personifica o mal.
  • O Homem do arpão tem a função de lutar contra o mal.

George Caleb Bingham (1811-1879)

Negociantes de peles no Missouri

The Metropolitan Museum of Art,

Nova Iorque

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  • Paisagem e cena de género;
  • Dois comerciantes e um gato preto deslizam pelo rio abaixo;
  • Uma atmosfera nublada.

Inglaterra

George Stubbs (1724-1806)

Pormenor de Leão atacando um cavalo

Yale University

Art Gallery, New Haven

Connecticut

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  • Inicialmente, pintou cavalos e os seus donos;
  • Numa visita ao norte de Africa, viu um leão atacar um cavalo e ficou obcecado com a imagem;
  • Partiu para um novo tipo de pintura, baseada num sentimento romântico (a grandiosidade e violência da natureza).

John Henry Fuseli (1741-1825) – Origem suíça (Fussli)

O Pesadelo

1781

Óleo sobre tela

127 x 102 cm

Detroit Institute of the Arts

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  • A figura da mulher é neoclássica.
  • O diabo e o cavalo vêm de um mundo imaginário do folclore medieval.
  • Mistura o “clássico” com o “gótico”.
  • A luz é semelhante a do pintor Rembrandt.

William Blake (1757-1827) – poeta pintor

O Ancião dos Dias

1794

Gravura em relevo (metal) colorida à mão

23.3 x 16.8 cm

British Museum, London

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  • A figura do Ancião é musculada e tem uma influência maneirista.
  • Mas a imagem é uma representação medieval do Senhor como arquitecto do universo.

Alexandre Cozens (c. 1717-86)

Paisagem, um novo método de estimular a invenção, mediante o desenho de composições originais de paisagem

1764-86

Aquatinta

The metropolitan Museum of Art, Nova Iorque

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· Aquatinta – método de utilização da água-forte de modo a parecer que se utilizou aguarela.

· Representação de uma paisagem de borrões picturais.

· Influenciou John Constable e William Turner.

John Constable (1776-1837)

Estudo das nuvens em Hampstead

1821

Esboço a óleo

24.2 x 29.8 cm

Royal Academy of Arts, London

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  • As obras de Constable têm uma pincelada solta, realizadas por acumulação de manchas e com um aspecto pastoso obtido com a espátula;
  • Utiliza manchas brancas para dar mais luminosidade ao quadro, a chamada “neve de Constable”.

A Catedral de Salisbury

1820

Óleo sobre tela

74.3 x 92.4 cm

National Gallery of Canada, Ottawa

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  • Obra realizada através de esboços, mas terminada no atelier.
  • Estudo do aspecto e das condições atmosféricas.
  • Representa o gosto pelo gótico.

William Turner (1773- 1851)

Navio negreiro

1840

Óleo sobre tela

Museum of Fine Arts, Boston

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  • Intitulado anteriormente de Negreiros atirando ao mar os mortos e moribundos ;
  • Representa um incidente – uma epidemia a bordo de um navio de escravos;
  • Transforma a tragédia em “Vapor colorido”.

O Temerário

1838

Óleo sobre tela

National Gallery, London

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  • A ultima viagem do Navio almirante da armada Inglesa que vai ser abatido;
  • O navio é arrastado por um pequeno vapor;
  • O sol representa o fim do dia e o fim de uma vida de esplendor no mar.

Chuva, vapor e velocidade

1844

Óleo sobre tela

90.8 x 121.9 cm

National Gallery, London

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  • A chuva, o nevoeiro e o vapor da locomotiva misturam-se.
  • A luz é difusa.
  • A pincelada é rápida e muito líquida.
  • Este pintor aperfeiçoou a sua técnica através de estudos a aguarela.

Alemanha

Gaspar David Friedrich (1774-1840)

Viajante junto ao Mar de névoa

c. 1818

Oil on canvas

94.8 x 74.8 cm

Kunsthalle, Hamburg

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  • O Viajante contempla a imensidão da natureza.
  • A paisagem é envolta numa neblina.
  • O viajante é tratado com tonalidades escuras.

Cemitério do convento coberto de neve

1817-19

Óleo sobre tela

121 x 170 cm

Destruído em 1945, anteriormente na National Gallery, Berlin

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O mar polar

1824

97,8x128 cm

Kunsthalle

Hamburgo

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  • Representa um momento de grande perigo de uma expedição ao Árctico.

França

Theodore Géricault (1791-1824)

Oficial da Guarda Imperial a cavalo

1814

Óleo sobre tela

349 x 266 cm

Museu do Louvre, Paris

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  • Influência Neo-barroca de Gros;
  • Concepção idêntica do herói “Romântico” já visível da obra de Gros “ Napoleão em Arcole”.

A jangada da Medusa

1819

Óleo sobre tela

491 x 716 cm

Museu do Louvre, Paris

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  • Um barco da armada francesa naufragou ao largo da costa africana e um grupo de homens andou a deriva durante dias numa jangada.
  • A tela representa o momento eufórico em que os náufragos vêm o navio salvador.

A mulher louca

c. 1822

Óleo sobre tela

72 x 58 cm

Musee des Beaux-Arts, Lyons, France

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  • Retrato psicológico de uma mulher.
  • Tentou representar os vários tipos de doenças mentais.

Eugène Delacroix (1789-1863)

Massacre de Chios

1822-24

Óleo sobre tela

422x352 cm

Museu do louvre, Paris

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  • Pintura que consagrou Delacroix como o principal pintor neo-barroco do romantismo.
  • Os conservadores chamaram-lhe o massacre da pintura.
  • Representa a guerra da independência da Grécia contra os turcos.


A morte de Sardanapal

1827

Óleo sobre tela

392 x 496 cm

Museu do Louvre, Paris

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  • Representa o momento em que o Imperador assírio Sardanapal, ordena que lhe tragam todas as mulheres, criados e cavalos para serem executados e imolados pelo fogo com ele.
  • A obra representa o caos e a desordem.
  • E está cheia de dramatismo.

A liberdade guiando o povo

1830

Óleo sobre tela

260 x 325 cm

Museu do Louvre, Paris

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  • A mulher representa a liberdade guiando o povo.
  • É uma tela comemorativa do 14 de Julho, data da tomada da Bastilha.
  • Eugène passou a representar a sombra de suas figuras sem seguir o chiaroscuro/sfummato renascentista, mas aplicando a cor complementar à cor local. Dessa forma, aplicava o verde para sombrear o vermelho, por exemplo.

Honoré Daumier (1808-79)

A carruagem de Terceira classe

1863-65

Óleo sobre tela

65.4 x 90.2 cm

The Metropolitan Museum of Art, New York

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  • As suas telas mostram aspectos da vida quotidiana (influência do realismo).
  • A tela é pintada de forma livre e parece inacabada.
  • As personagens embora juntas mantêm-se distantes – sós com os seus próprios pensamentos.
  • Tendência neo-barroca.

Espanha

Francisco Goya (1746-1828)

Família de Carlos IV

1800

279x335

Museu do Prado, Madrid

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  • Retrato da família real.
  • A tela tem um fundo sóbrio.
  • A luz é lateral.
  • A família parece representada como se fosse uma caricatura.
  • Esplêndida pintura dos trajes.

O três de Maio

1808

Óleo sobre tela

Museu do Prado, Madrid

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  • Representa a execução de alguns revoltosos madrilenos pelas tropas francesas.
  • A pincelada e a luz são marcadamente neo-barrocas.
  • O quadro tem a intensidade das obras religiosas, cheia de carga emocional.

Temas oníricos

O sono da razão produz monstros

1797-98

Gravura a água-forte

21.6 x 15.2 cm

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Saturno

c. 1821-1823

146 x 83 cm.

Museu do Prado, Madrid

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Outros temas

A Maja nua

1800

Óleo sobre tela

97 x 190 cm

Museu do Prado, Madrid

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A Maja vestida

1801-03

Óleo sobre tela

95 x 190 cm

Museu do Prado, Madrid

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Os lunáticos

1793-94

43.8 x 32.7 cm

Meadows Museum, Dallas


O tempo

Os velhos

c. 1810-12

Óleo sobre tela

181 x 125 cm

Musee des Beaux-Arts, Lille


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