Características:
Influência – a pintura pré-romântica do séc. XVIII e o movimento dos nazarenos (artistas alemães que reagiram contra ao rigor do neoclassicismo e que são adeptos da pintura mística de inspiração cristã).
Temática:
Literatura (especialmente os romances medievais);
Acontecimentos trágicos, heróicos ou épicos da realidade;
Mitologia cristã e nórdica;
O mundo do sonho;
A natureza (representação de animais selvagens e paisagens);
Temas orientalizantes e exóticos;
Retratos psicológicos.
Técnica:
Importância da cor;
Contrastes cromáticos;
Utilização do claro-escuro;
Pincelada larga, fluida, vigorosa e espontânea;
A luz era direccionada para a zona do quadro que se queria evidenciar.
Estrutura:
Linhas obliquas;
Linhas sinuosas.
Estados Unidos
Benjamin West (1738-1820)
A Morte do General Wolfe
1770
Óleo sobre tela
152.6 x 214.5 cm
National Gallery of Canada, Ottawa
- Cerco do Quebec (guerra dos franceses contra os peles vermelhas);
- Figuras com trajes contemporâneos;
- As expressões e atitudes das figuras são “heróicas”.
- Representa a transferência da devoção religiosa para o sentimento de nacionalismo.
John Singleton Copley (1738-1815)
Mrs. Thomas Boylston
1766
128x103 cm
Fogg Art Museum, Harvard University,
Cambridge, Massachusetts
- Retrato exacto e sóbrio.
Watson e o Tubarão
1778
184x229 cm
Museum of Fine Arts,
Boston
- Watson é atacado por um enorme tubarão, enquanto nadava no Porto de Havana.
- O pintor serviu-se das características da pintura barroca para captar a atenção do espectador.
- O tubarão personifica o mal.
- O Homem do arpão tem a função de lutar contra o mal.
George Caleb Bingham (1811-1879)
Negociantes de peles no Missouri
The Metropolitan Museum of Art,
Nova Iorque
- Paisagem e cena de género;
- Dois comerciantes e um gato preto deslizam pelo rio abaixo;
- Uma atmosfera nublada.
Inglaterra
George Stubbs (1724-1806)
Pormenor de Leão atacando um cavalo
Yale University
Art Gallery, New Haven
Connecticut
- Inicialmente, pintou cavalos e os seus donos;
- Numa visita ao norte de Africa, viu um leão atacar um cavalo e ficou obcecado com a imagem;
- Partiu para um novo tipo de pintura, baseada num sentimento romântico (a grandiosidade e violência da natureza).
John Henry Fuseli (1741-1825) – Origem suíça (Fussli)
O Pesadelo
1781
Óleo sobre tela
127 x 102 cm
Detroit Institute of the Arts
- A figura da mulher é neoclássica.
- O diabo e o cavalo vêm de um mundo imaginário do folclore medieval.
- Mistura o “clássico” com o “gótico”.
- A luz é semelhante a do pintor Rembrandt.
William Blake (1757-1827) – poeta pintor
O Ancião dos Dias
1794
Gravura em relevo (metal) colorida à mão
23.3 x 16.8 cm
British Museum, London
- A figura do Ancião é musculada e tem uma influência maneirista.
- Mas a imagem é uma representação medieval do Senhor como arquitecto do universo.
Alexandre Cozens (c. 1717-86)
Paisagem, um novo método de estimular a invenção, mediante o desenho de composições originais de paisagem
1764-86
Aquatinta
The metropolitan Museum of Art, Nova Iorque
· Aquatinta – método de utilização da água-forte de modo a parecer que se utilizou aguarela.
· Representação de uma paisagem de borrões picturais.
· Influenciou John Constable e William Turner.
John Constable (1776-1837)
Estudo das nuvens em Hampstead
1821
Esboço a óleo
24.2 x 29.8 cm
Royal Academy of Arts, London
- As obras de Constable têm uma pincelada solta, realizadas por acumulação de manchas e com um aspecto pastoso obtido com a espátula;
- Utiliza manchas brancas para dar mais luminosidade ao quadro, a chamada “neve de Constable”.
A Catedral de Salisbury
1820
Óleo sobre tela
74.3 x 92.4 cm
National Gallery of Canada, Ottawa
- Obra realizada através de esboços, mas terminada no atelier.
- Estudo do aspecto e das condições atmosféricas.
- Representa o gosto pelo gótico.
William Turner (1773- 1851)
Navio negreiro
1840
Óleo sobre tela
Museum of Fine Arts, Boston
- Intitulado anteriormente de Negreiros atirando ao mar os mortos e moribundos ;
- Representa um incidente – uma epidemia a bordo de um navio de escravos;
- Transforma a tragédia em “Vapor colorido”.
O Temerário
1838
Óleo sobre tela
National Gallery, London
- A ultima viagem do Navio almirante da armada Inglesa que vai ser abatido;
- O navio é arrastado por um pequeno vapor;
- O sol representa o fim do dia e o fim de uma vida de esplendor no mar.
Chuva, vapor e velocidade
1844
Óleo sobre tela
90.8 x 121.9 cm
National Gallery, London
- A chuva, o nevoeiro e o vapor da locomotiva misturam-se.
- A luz é difusa.
- A pincelada é rápida e muito líquida.
- Este pintor aperfeiçoou a sua técnica através de estudos a aguarela.
Alemanha
Gaspar David Friedrich (1774-1840)
Viajante junto ao Mar de névoa
c. 1818
Oil on canvas
94.8 x 74.8 cm
Kunsthalle, Hamburg
- O Viajante contempla a imensidão da natureza.
- A paisagem é envolta numa neblina.
- O viajante é tratado com tonalidades escuras.
Cemitério do convento coberto de neve
1817-19
Óleo sobre tela
121 x 170 cm
Destruído em 1945, anteriormente na National Gallery, Berlin
O mar polar
1824
97,8x128 cm
Kunsthalle
Hamburgo
- Representa um momento de grande perigo de uma expedição ao Árctico.
França
Theodore Géricault (1791-1824)
Oficial da Guarda Imperial a cavalo
1814
Óleo sobre tela
349 x 266 cm
Museu do Louvre, Paris
- Influência Neo-barroca de Gros;
- Concepção idêntica do herói “Romântico” já visível da obra de Gros “ Napoleão em Arcole”.
A jangada da Medusa
1819
Óleo sobre tela
491 x 716 cm
Museu do Louvre, Paris
- Um barco da armada francesa naufragou ao largo da costa africana e um grupo de homens andou a deriva durante dias numa jangada.
- A tela representa o momento eufórico em que os náufragos vêm o navio salvador.
A mulher louca
c. 1822
Óleo sobre tela
72 x 58 cm
Musee des Beaux-Arts, Lyons, France
- Retrato psicológico de uma mulher.
- Tentou representar os vários tipos de doenças mentais.
Eugène Delacroix (1789-1863)
Massacre de Chios
1822-24
Óleo sobre tela
422x352 cm
Museu do louvre, Paris
- Pintura que consagrou Delacroix como o principal pintor neo-barroco do romantismo.
- Os conservadores chamaram-lhe o massacre da pintura.
- Representa a guerra da independência da Grécia contra os turcos.
A morte de Sardanapal
1827
Óleo sobre tela
392 x 496 cm
Museu do Louvre, Paris
- Representa o momento em que o Imperador assírio Sardanapal, ordena que lhe tragam todas as mulheres, criados e cavalos para serem executados e imolados pelo fogo com ele.
- A obra representa o caos e a desordem.
- E está cheia de dramatismo.
A liberdade guiando o povo
1830
Óleo sobre tela
260 x 325 cm
Museu do Louvre, Paris
- A mulher representa a liberdade guiando o povo.
- É uma tela comemorativa do 14 de Julho, data da tomada da Bastilha.
- Eugène passou a representar a sombra de suas figuras sem seguir o chiaroscuro/sfummato renascentista, mas aplicando a cor complementar à cor local. Dessa forma, aplicava o verde para sombrear o vermelho, por exemplo.
Honoré Daumier (1808-79)
A carruagem de Terceira classe
1863-65
Óleo sobre tela
65.4 x 90.2 cm
The Metropolitan Museum of Art, New York
- As suas telas mostram aspectos da vida quotidiana (influência do realismo).
- A tela é pintada de forma livre e parece inacabada.
- As personagens embora juntas mantêm-se distantes – sós com os seus próprios pensamentos.
- Tendência neo-barroca.
Espanha
Francisco Goya (1746-1828)
Família de Carlos IV
1800
279x335
Museu do Prado, Madrid
- Retrato da família real.
- A tela tem um fundo sóbrio.
- A luz é lateral.
- A família parece representada como se fosse uma caricatura.
- Esplêndida pintura dos trajes.
O três de Maio
1808
Óleo sobre tela
Museu do Prado, Madrid
- Representa a execução de alguns revoltosos madrilenos pelas tropas francesas.
- A pincelada e a luz são marcadamente neo-barrocas.
- O quadro tem a intensidade das obras religiosas, cheia de carga emocional.
Temas oníricos
O sono da razão produz monstros
1797-98
Gravura a água-forte
21.6 x 15.2 cm
Saturno
c. 1821-1823
146 x 83 cm.
Museu do Prado, Madrid
Outros temas
A Maja nua
1800
Óleo sobre tela
97 x 190 cm
Museu do Prado, Madrid
A Maja vestida
1801-03
Óleo sobre tela
95 x 190 cm
Museu do Prado, Madrid
Os lunáticos
1793-94
43.8 x 32.7 cm
Meadows Museum, Dallas
O tempo
Os velhos
c. 1810-12
Óleo sobre tela
181 x 125 cm
Musee des Beaux-Arts, Lille
No comments:
Post a Comment