Influência – Arte clássica (especialmente a do Périodo Helenístico).
Predomina:
- O conceito de Belo.
- A representação das figuras como deuses gregos e romanos.
- Inexpressividade das figuras.
- Domínio da técnica.
- Domínio dos cânones.
- As composições simples.
Materiais: Mármore branco e raras vezes o bronze.
Temas – Históricos, literários, mitológicos e alegóricos.
Tipologias – Estatuária e relevo.
Estatuária – retratos de figuras públicas que adornavam praças, casas nobres e cemitérios.
Os relevos adornavam as frontarias dos edifícios.
António Canova (1757-1822) - Italiano
Ebe ( 1816)
Venus Italica Galleria Palatina di Firenze
Mármore Branco,
(1812)
Psiqué reanimada pelo beijo do Amor,
Mármore,
1793
Museu do Louvre, Paris
Napoleão
Bonaparte, mármore, 1802-1806.
Londres
Perseus com a cabeça da Medusa
Mármore,
1804-06
Metropolitan Museum of Art,
New York
Cupido e Psique
marmore,
1808
Jean Antoine Houdon (1741-1828)- Escultor francês
- Melhor realizador de retratos da sua época.
- As suas esculturas destacam-se pela profundidade, a semelhança, a nitidez e sensibilidade da modelagem.
- Algumas obras apresentam algumas caracteristicas do romantismo.
A rapariga com frio
1783
Mármore. 145 cm.
Musée Fabre. Montpellier
Voltaire
1781
Terracota. 133,5 cm.
Musée Fabre. Montpellier
São Bruno
1767
Mármore. 315 cm.
Santa Maria degli Angeli. Roma
George Washington
1792
Bronze.
Urbana , Richmond
Bertel Thorwaldsen (17701844) - Escultor dinamarques
O Jasão com velo de ouro,
Mármore,
1803-1828
O cúpido e as três graças,
Mármore,
1817-19
Venus,
Mármore,
1813-16
O leão,
Lucerne,
1821
Ganimedes com a Águia de Jupiter,
Mármore,
1817
No comments:
Post a Comment