Thursday, December 08, 2005

Pós-Romantismo em Inglaterra

Pós-Romantismo na Inglaterra

O Realismo e a Irmandade dos Pré-rafaelistas

A Pintura

· A Irmandade dos Pré-rafaelistas

· Grupo fundado em 1848, que não aceitava a pintura britânica da época e procurou recriar a beleza, a pureza e a simplicidade da pintura italiana renascentista
( pintura produzida no período anterior a Rafael).

· Inspiravam-se nos mestres “primitivos” da pintura.

· Consideravam toda a pintura, posterior a Rafael, académica.

· De uma certa forma estavam identificados com a “Revivência gótica”, mas nunca se identificaram com os ideais do romantismo.

Ford Madox Brown (1821-1893)

· Nunca pertenceu à Irmandade dos Pré-rafaelistas, mas tinha os mesmo ideais.

· Passou os seus conhecimentos técnicos sobre arte medieval, adquiridos com alguns pintores alemães, a Rossetti.

· Possui um grande domínio técnico.

Dante Gabriel Rossetti (1828-1882)

· Poeta-pintor.

· A sua pintura está repleta de arcaísmos deliberados, tais como a palidez das cores, a forma como utiliza a perspectiva e a utilização das linhas verticais.

· Utiliza títulos em latim.

· A sua maior preocupação é a representação da beleza feminina.

John Everett Millais (1829- 1896)

· Millais demonstrou na sua pintura uma tendência para o naturalismo.

· Possuía um notável domínio da técnica.

· Foi considerado o melhor pintor da Irmandade dos Pré-rafaelistas.

William Hunt (1827-1910)

· Os seus temas são religiosos e bíblicos.

· As suas telas revelam um profundo conteúdo moral, observação directa da natureza e autenticidade histórica.

Burne- Jones (1833-1898)

· Discípulo de Rossetti.

· Não pertenceu à Irmandade dos Pré-Rafaelistas. No entanto, a sua pintura baseia-se naquelas teorias.

· Inspirou-se nas gravuras de Durer e nos pintores italianos, na arte medieval e nas tradições célticas.

· Pertence à fase do pós-romantismo.

William Morris (1834-1896)

· Nunca pertenceu à Irmandade dos Pré-Rafaelistas, mas defendeu sempre as suas teorias.

· Começou a sua carreira artística como pintor, mas dedicou-se às artes decorativas.

· Foi o líder do movimento “Arts and Crafts”.

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