Modernismo na Russia
CUBO-FUTURISMO
Antes da 1º Grande Guerra surgiu na Rússia, o Cubo-
-futurismo por influência de alguns centros europeus mais importantes, baseados no estilo de Picasso e nos textos dos futuristas.
Características:
·Adeptos da máquina (industrialização);
·Teoria “Zaum” , na arte o artista podia redefir o estilo e o conteúdo da arte, assim o tema da obra de arte passou a ser o conjunto dos elementos visuais e da sua organização formal.
Liubov Popova
O Viajante, 1915
142,5x105,3 cm
As formas são tratadas utilizando a estética cubista, mas existe uma tendência futurista na obsessão do movimento dinâmico no tempo e no espaço.
Aparência de relevo que é acentuado com as texturas.
RAIONISMO
c.1913
Influências:
Futurismo, Cubismo e Orfismo.
Arte popular russa e da pintura de ícones.
Características:
Utilização de raios de cor paralelos ou cruzados;
Tentativa de sujestão da quarta dimensão “o tempo”.
Artistas:
Mikhail Larionov (1881-1964) e Natalia Goncharova (1881-1962)
Composição raionista: Domínio do vermelho,1911 Óleo sobre tela
52.7 x 72.4 cm, Museum of Modern Art, NY.
SUPREMATISMO
Surge na Rússia, entre os anos de 1915 e 1923.
Influências:
Raionismo
Kazimir Severinovich MALEVICH (1878-1935)
Defende a análise intelectual e científica, no entanto a sua pintura também apresenta emoção.
É o 1º movimento nas artes que reduz a pintura à pura abstração geométrica.
Exposição 0,10 em Sampetersburgo
Malevitch expõe 35 obras
Quadrado preto sobre fundo branco, datado de 1913, executado depois 1920
Óleo sobre tela
106,5 x 106,5 cm
Sampeterburgo, Museu estatal Russo
Características:
Utilização de formas geométricas simples;
Triângulos, rectângulos, cruzes e trapézios.
As formas apresentam dinamismo;
Paleta baseada nas cores primárias e secundárias e neutras (branco e preto).
Kazimir Malevich escolheu o termo para descrever suas pinturas.
Malevich, no seu manifesto "Do Cubismo ao Suprematismo", define o Suprematismo como "a supremacia da sensação pura", o essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio onde teve origem.
Composição Suprematista, 1915-16
Óleo sobre tela
49 x 44 cm, Wilhelm Hacke Museum, Ludwigshafen
Este movimento foi o que mais influenciou o Construtivismo.
Outros artistas: El Lissitzky Suprematista/construtivista
Proun 19 D, c. 1922
Gesso, óleo e colagem sobre contraplacado
97,5x97,2 cm
The Modern art museum, Nova Iorque
Ivan Kliun
Suprematismo. 1915-1916.
Óleo sobre tela, 89x70.7 cm.
The Tretyakov Gallery, Moscow.
Ivan Puni
Composição suprematista, 1915.
Óleo sobre tela,
86x56 cm,
Colecção Privada
Neoplasticismo ou De stijl
Piet Mondrian
Modrian via na arte um ideal universal de felicidade.
Propôs criar a arte pura composta por elementos puros em oposição às linhas sinuosas da natureza.
Características formais:
Utilização de linhas rectas horizontais e verticais;
Paleta: três cores primárias - vermelho, azul e amarelo associadas as cores neutras - preto, branco e cinzento.
Percurso do artista:
Moínho, 1908
Óleo sobre tela
114 x 87 cm
Haags Gemeentemuseum, The Hague
Árvore, 1908
Óleo sobre tela
70 x 99 cm
Haags Gemeentemuseum, The Hague
Árvore cinzenta, 1911
Óleo sobre tela
78.5 x 107.5 cm
Haags Gemeentemuseum, The Hague
Composição Nº II; Composição com linha e cor, 1913
Óleo sobre tela
88 x 115 cm
Kroeller-Mueller Museum, Otterlo
Composição A: Composição com preto, vermelho , amarelo e azul, 1920
Óleo sobre tela
91.5 x 92 cm
Galleria Nazionale d’Arte Moderna e Contemporanea, Rome
Broadway Boogie Woogie
1942-1943
óleo sobre tela
127 x 127 cm
The Museum of Modern Art, New York
No comments:
Post a Comment