Tuesday, May 30, 2006

Correcção do Teste n.º 2 do 3º Período da Turma 4 -24/5/06

Tópicos de correcção


Versão A – 3º Período

Grupo I (125 pontos)
Responde objectivamente às questões:


Fig. 1 – Sem Título, 1910,
mina de chumbo, aguarela e tinta-da-china

1. Identifica o tipo de linguagem plástica e o autor da fig.1.
A linguagem plástica é não figurativa ou abstracta. O autor desta obra é Wassily Kandinsky.(10)


Fig. 2 - Mistério e Melancólia de uma rua

2. Identifica o autor e caracteriza a imagem.
O autor desta obra é Giorgio de Chirico. Pertence a pintura metafísica.
Utilização de um cenário arquitectónico; perspectiva com ponto de fuga, ambiente misterioso; figuras sem relação. Utilização de uma gama cromática quente de tons terra. (30)

3. O que significa a palavra “Dada”.
A palavra “dada” é uma plavra francesa que significa “cavalo de brincar” e foi escolhida aleatoriamente para nome do movimento dadaista. (10)

4. Define Ready-made.
Ready-made consiste em deslocar um objecto da sua função e do seu local e integra-lo noutro contexto, tendo assim uma função somente estética. (10)

5. Quais foram os artistas mais significativos do Surrealismo?
Max Ernst, André Masson, Yves Tanguy, Salvador Dali, René Magritte, Paul Delvaux e Juan Miró. (20)

6. Quais as técnicas utilizadas pelos artistas do Surrealismo?
Utilização de técnicas dadaistas como a colagem, frottage (processo de obtenção de texturas através da fricção), dacalcomania (impressão na tela) e dripping (gotejar da tinta sobre a tela). Técnicas clássicas como o “trompe-l’oeil”, valor claro-escuro, etc.(30)

7. Quais os materiais mais utilizados na “Arte Bruta”.
Os materiais mais utilizados na “Arte Bruta” são cartão triturado, vidros moídos, limalhas metálicas, serrim, areia, fragmentos de madeira, pigmentos e aglutinantes. (15)

Grupo II (75 pontos)
(Resposta em alternativa, o aluno deve escolher apenas uma questão e desenvolver o tema).

1. Os muralistas mexicanos aliaram a tradição à modernidade. Nos anos 30, na América Latina desenvolveram uma dinâmica produção artística que lhes permitiu projectar as propostas do Neo-Realismo na cena Internacional.
Refira o conteúdo e o significado do Neo-realismo no panorama das Artes Plásticas do Séc. XX.

O Neo-Realismo foi uma das propostas da pintura do séc. XX.
Os artistas desenvolveram uma linguagem figurativa a partir da necessidade de reflectir a sociedade, utilizavam temáticas com forte envolvimento social. Tiveram influências do cubismo e do expressionismo.
Na america do sul, os artistas mais significativos foram: os mexicanos, Orozco, Rivera e Siqueiros, e o brasileiro Portinari. Tiveram influência dos artistas soviéticos dos anos 30 e 40 que narraram em grandes cenas, os acontecimentos sociais e históricos e utilizavam a arte como propaganda. Este movimento exprimiu-se também em Portugal e em outros paises da Europa.

2. No final dos anos 40 Nova Iorque assumiu liderança artística e destacou-se no contexto internacional com o Expressionismo Abstracto. A obra de Pollock contribuiu muito para a afirmação desta centralidade.
Refira o significado do Expressionismo Abstracto no percurso artístico do séc. XX.

O Expressionismo Abstracto afirmou-se como herdeiro da tradição moderna expressionista europeia (Expressionismo Alemão e Abstracção não geométrica – Abstracção lírica). Assumindo o Gestualismo como nova orientação. Pollock realizou obras de grande escala, desenvolvendo o primeiro grande movimento na pintura americana e ocidental do pós-Segunda Guerra Mundial, projectando Nova Iorque como grande centro artístico mundial que passou a influenciar a arte europeia.



12º ano Turma 4
Teste de Avaliação Sumativa 45 min
Versão B


Grupo I
Responde objectivamente às questões:


Fig. 1 - Composição Suprematista, 1915-16

1. Refira as características do Abstraccionismo expressas na fig. 1.
Utilização de formas geométricas simples como rectângulos, cruzes e trapézios. As formas apresentam dinamismo; Paleta baseada nas cores primárias e secundárias e neutras (branco e preto). (30)

2. Indique a importância da Abstracção no contexto da primeira metade do século XX.
A Abstracção (geométrica e lírica) contribuiu para a inovação no campo da arte que passou a não ser uma representação mimética da natureza, introduziu uma nova racionalidade e simbologia nas formas e nas cores, e influenciou a arte do século XX criando novos caminhos nomeadamente o Expressionismo Abstracto. (30)

3. Quais as técnicas utilizadas pelos artistas do Dadaismo?
O Ready-made (atribuição de uma função meramente estética a um objecto vulgar), object-trouvé (objecto tridimensional colado na tela), merzbilder (composição com vários elementos retirados do quitidiano), fotomontagens e Raiogramas (papel fotográfico sensibilizado com luz). (30)

4. Define “dripping”.
O dripping é uma técnica que consiste no gotejar da tinta sobre a tela. (10)

5. Quais os artistas plásticos mais importantes do movimento De Stijl ou Neoplasticismo?
Piet Mondrian e Theo Van Doesburg. (10)

6. Quais os principais artistas do neo-realismo português?
Júlio Pomar, Vespeira e Moniz Pereira. (15)


Grupo II (75)
(Resposta em alternativa, o aluno deve escolher apenas uma questão e desenvolver o tema).

1. Os muralistas mexicanos aliaram a tradição à modernidade. Nos anos 30, na América Latina desenvolveram uma dinâmica produção artística que lhes permitiu projectar as propostas do Neo-Realismo na cena Internacional.
Refira o conteúdo e o significado do Neo-realismo no panorama das Artes Plásticas do Séc. XX.

O Neo-Realismo foi uma das propostas da pintura do séc. XX.
Os artistas desenvolveram uma linguagem figurativa a partir da necessidade de reflectir a sociedade, utilizavam temáticas com forte envolvimento social. Tiveram influências do cubismo e do expressionismo.
Na america do sul, os artistas mais significativos foram: os mexicanos, Orozco, Rivera e Siqueiros, e o brasileiro Portinari. Tiveram influência dos artistas soviéticos dos anos 30 e 40 que narraram em grandes cenas, os acontecimentos sociais e históricos e utilizavam a arte como propaganda. Este movimento exprimiu-se também em Portugal e em outros paises da Europa.

2. No final dos anos 40 Nova Iorque assumiu liderança artística e destacou-se no contexto internacional com o Expressionismo Abstracto. A obra de Pollock contribuiu muito para a afirmação desta centralidade.
Refira o significado do Expressionismo Abstracto no percurso artístico do séc. XX.

O Expressionismo Abstracto afirmou-se como herdeiro da tradição moderna expressionista europeia (Expressionismo Alemão e Abstracção não geométrica – Abstracção lírica). Assumindo o Gestualismo como nova orientação. Pollock realizou obras de grande escala, desenvolvendo o primeiro grande movimento na pintura americana e ocidental do pós-Segunda Guerra Mundial, projectando Nova Iorque como grande centro artístico mundial que passou a influenciar a arte europeia.

Nota:

Os critérios de correcção são comuns a todos os testes.
Estes critérios são acompanhados pelos itens de correcção que estabelecem um padrão básico dos conteúdos mais importantes a salientar em cada resposta.
Aspectos fundamentais a ter em conta:
- Enquadramento histórico/artístico;
- Valorização dos conteúdos científicos globais;
- Rigor científico;
- Valorização dos conteúdos científicos especifícos;
- Objectividade e clareza das respostas;
- Capacidade de leitura da obra e compreensão dos textos;
- Domínio da terminologia específica.

No comments: