Wednesday, May 31, 2006

Correcção do 2º teste do 3º Período da turma 4 - 30/5/06

Grupo I
1. Indica o nome de dois artistas plásticos do neo-realismo português.
Júlio Pomar, Vespeira, João Abel Manta, Lima de Freitas, Arlindo Vicente e Jorge Vieira. (10)

2. (O aluno deverá escolher apenas uma questão)

a. Define happening. (25)
Manifestação artística que se desenvolveu a partir dos anos 50, na Europa, Japão e nos EUA.
Conjunto de acções que pretendiam execer determinado efeito sobre o espectador. Os temas utilizados forma a guerra e a sexualidade.
O Happening tem influências dos movimentos vanguardistas europeus como o Futurismo, o Dadaísmo e na estética da representação teatral.

b. Caracterize esteticamente o Suprematismo. (25)
Características:
Utilização de formas geométricas simples como triângulos, rectângulos, cruzes e trapézios.
As formas apresentam dinamismo;
Paleta baseada nas cores primárias e secundárias e neutras (branco e preto).

3. Indica dois artistas da Op Art. (10)
Victor Vasarely, Bridget Riley ou Jésus Soto.

4. Caracteriza esteticamente a Op Art. (25)
A Op art pretende criar ilusões opticas que transmitem a sensação de movimento. Utiliza uma linguagem plástica abstracta baseada em figuras geométricas, jogos de figura-fundo ou jogos de perspectivas. Utilizam cores contrastantes como por exemplo branco e preto.

5. Descreve a técnica que Antoni Tapies utiliza na concepção das suas obras. (25)
Utiliza madeira como suporte cuja superficie é coberta com materiais resultantes da mistura de pigmentos, com pó de marmore e aglutinantes. Sobre a superficie eram executados gratttages, sultos e escorridos.

6. Indica dois artistas da Pop Art. (10)
Andy Warhol, Jasper Jones, Peter Blacke, Roy Lichenstein ou Robert Rauschenberg.

7. Quais são as técnicas utilizadas pelos artistas da Pop Art? (25)
A Pop art utilizava uma linguagem figurativa inspirada em objectos do quotidiano. Utilizou processos técnicos mecânicos ou semi-mecânicos como a fotografia e a serigrafia.

Grupo II
(Escolhe apenas uma das questões seguintes e desenvolve o tema)

1. “O Dadaísmo, mais do que uma corrente artística, foi uma reflexão sobre o fazer e o pensar a arte.”
Caracterize o Dadaismo, salientando a sua importância para a arte do séc. XX.



Movimento de vanguarda profundamente irreverente e critíco em relação à cultura ocidental e à própria comunidade artística (expresso na forma como escolheram o próprios nome), foi criado em 1916, em Zurique. Opondo-se ao primeiro conflito mundial e integrando artistas de várias áreas e proviniências (tristan Tzara, Arp, Max Ernst, Duchamp, Picabia, et.) que fundaram o Cabaret Voltaire, insere-se na tradição nillista e proclama os valores da liberdade e da espontaneidade no processo criativo, recusando o conceito de arte, valorização do conceito de objecto artístico, descontextualização do objecto (ready-made) e valorizando os conceitos de absurdo, do irracional e de subversivo, abrindo caminho para o Surrealismo.


2. Caracterize o Surrealismo referindo os seus antecedentes, as suas propostas e o modo como foram formalmente concretizadas.


Fig 1. – Salvador Dali, Persistência da Memória, 1931


O Surrealismo nasce da ruptura com o dadaismo em 1924.
Influências:

No campo estético inspirou-se no pensamento romântico, no simbolismo (Gustave Moreau e Odilon Redon), na pintura metafísica de De Chirico e no Dadaismo.

Andre Breton baseou-se nas ideias de Freud e na arte africana, enriquecendo de sensualidade e sexualidade as obras do dadaismo.

Manifestações artísticas: pintura, escultura, cinema e literatura.

Utilização da representação simbólica, fazendo apelo ao imaginário e ao fantástico, como expressão dos níveis do inconsciente humano. A relação intensa estabelecida entre escritos e artistas plásticos surrealistas leva à “escrita automática” como técnica, e a palavra como elemento integrante da composição pictórica. Desenvolvimento de técnicas artísticas baseadas em automatismos psiquicos, como a construção de “assemblages”, utilizando os chamados “objects trouvés”. No domínio pictórico, o Surrealismo utilizou todos os meios técnicos já experimentados, quer os mais inovadores, quer os assumidademente convencionais, não pretendendo inovar nesse campo.
Utilização de técnicas dadaistas como a colagem, frottage, dacalcomania e dripping e de técnicas clássicas como o “trompe-l’oeil”, etc.

Temática:
Erotismo, mundo do sonho do fantástico.

Artistas principais:André Masson, Max Ernst
Picasso, Klee, Man Ray, Pierre Roy, Manson e Dechirico.
A partir de 1929, surge uma nova geração de surrealistas com Salvador Dali, Tanguy e Magritte

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