Wednesday, May 31, 2006

Correcção do 2º teste do 3º Período da turma 6 - 30/5/05

Tópicos de correcção:

Grupo I

1. Indica o nome de dois artistas plásticos do neo-realismo mexicano.
David Alfaro Siqueiros, Diego Rivera e José Clemente Orozco. (10)

2. Enuncia as características formais do Neoplasticismo.
O Neoplasticismo caracteriza-se pela utilização de formas geométricas estáticas como quadrados, rectângulos pintadas com cores primárias: amarelo, vermelho e azul limitadas por linhas ortogonais a negro. (25)

3. Indica dois artistas plásticos do Neoplasticismo.
Piet Mondrian e Theo Van Doesburg. (10)

4. Caracteriza esteticamente a Pop Art.
A Pop Art traduziu a sensibilidade da cultura urbana e recorreu a códigos dos sistemas de comunicação da sociedade de consumo (inspiração nas temáticas do quotidiano, representação de imagens icónicas e de bens consumiveis, inspiração na banda desenhada); utilização da gravura e da serigrafia como veiculos de reprodução da obra de arte. (25)

5. Descreve a técnica que Alberto Burri utiliza na concepção das suas obras.
Utiliza a serapilheira (recosida) com suporte e outos materiais não pictóricos como plásticos e metal, etc.
Na superficie das suas telas são executados orifícios ou pregueados que se alternam com zonas coloridas. (25)

6. Indica o nome do criador do Abstraccionismo Lírico. (5)
O criador do Abstraccionismo Lírico foi Wassily Kandinsky.

7. Caracteriza esteticamente o Abstraccionismo Lirico? (25)
O Abstraccionismo Lirico caracteriza-se por utilização de uma linguagem plástica não figurativa ou abstracta.
O traço, a forma e a cor libertam-se da sua relação tradicional com os objectos da realidade natural, pois não se identifica qualquer objecto na tela. Os elementos abstractos identificam-se com conteúdos simbólicos e místicos, através do ritmo dos traços, dos significados das formas ou da intensidade e dos valores das cores, subjectivamente atribuidos pelo artista.

Grupo II (75)
(Escolhe apenas uma das questões seguintes e desenvolve o tema)

1. “O Dadaísmo, mais do que uma corrente artística, foi uma reflexão sobre o fazer e o pensar a arte.”
Caracterize o Dadaismo, salientando a sua importância para a arte do séc. XX.


Fig. – Salvador Dali, Persistência da Memória, 1931

Movimento de vanguarda profundamente irreverente e critíco em relação à cultura ocidental e à própria comunidade artística (expresso na forma como escolheram o próprios nome), foi criado em 1916, em Zurique. Opondo-se ao primeiro conflito mundial e integrando artistas de várias áreas e proveniências (Tristan Tzara, Arp, Max Ernst, Duchamp, Picabia, et.) que fundaram o Cabaret Voltaire, insere-se na tradição nillista e proclama os valores da liberdade e da espontaneidade no processo criativo, recusando o conceito de arte, valorização do conceito de objecto artístico, descontextualização do objecto (ready-made) e valorizando os conceitos de absurdo, do irracional e de subversivo, abrindo caminho para o Surrealismo.

2. Caracterize o Surrealismo referindo os seus antecedentes, as suas propostas e o modo como foram formalmente concretizadas.

O Surrealismo nasce da ruptura com o dadaismo em 1924.
Influências:

No campo estético inspirou-se no pensamento romântico, no simbolismo (Gustave Moreau e Odilon Redon), na pintura metafísica de De Chirico e no Dadaismo.

Andre Breton baseou-se nas ideias de Freud e na arte africana, enriquecendo de sensualidade e sexualidade as obras do dadaismo.

Manifestações artísticas: pintura, escultura, cinema e literatura.

Utilização da representação simbólica, fazendo apelo ao imaginário e ao fantástico, como expressão dos níveis do inconsciente humano. A relação intensa estabelecida entre escritos e artistas plásticos surrealistas leva à “escrita automática” como técnica, e a palavra como elemento integrante da composição pictórica. Desenvolvimento de técnicas artísticas baseadas em automatismos psiquicos, como a construção de “assemblages”, utilizando os chamados “objects trouvés”. No domínio pictórico, o Surrealismo utilizou todos os meios técnicos já experimentados, quer os mais inovadores, quer os assumidademente convencionais, não pretendendo inovar nesse campo.
Utilização de técnicas dadaistas como a colagem, frottage, dacalcomania e dripping e de técnicas clássicas como o “trompe-l’oeil”, etc.

Temática:
Erotismo, mundo do sonho do fantástico.

Artistas principais:André Masson, Max Ernst
Picasso, Klee, Man Ray, Pierre Roy, Manson e Dechirico.
A partir de 1929, surge uma nova geração de surrealistas com Salvador Dali, Tanguy e Magritte

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